Governo vai indemnizar municípios mais fustigados pelos incêndios florestais

Nos próximos 15 dias, o Executivo vai fazer o levantamento dos danos e prejuízos registados no mês de agosto no Parque Natural da Serra da Estrela e em todos concelhos com área ardida igual ou superior a 4 500 hectares ou a 10% da respetiva área.
Publicado a

Todos os concelhos do Parque Natural da Serra da Estrela e os municípios mais fustigados pelos incêndios florestais vão ser apoiados pelo Estado. O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, uma resolução que determina "o levantamento dos danos e prejuízos provocados pelos incêndios florestais registados no mês de agosto no Parque Natural da Serra da Estrela bem como em todos concelhos com área ardida igual ou superior a 4 500 hectares ou a 10% da respetiva área", anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

A inventariação será feita no prazo de 15 dias e só depois o Executivo poderá ter uma estimativa dos valores em causa. Mariana Vieira da Silva disse que, para já, "não vale a pena antecipar números". Daqui por 15 dias, o Governo terá toda a informação para "apresentar medidas, custos e fontes de financiamento".

O mesmo diploma aprovou ainda "a situação de calamidade no Parque Natural da Serra da Estrela por um período de um ano, em consequência dos danos causados pelos incêndios florestais registados em agosto de 2022, para efeitos de reposição da normalidade na respetiva área geográfica, salvaguardando a paisagem classificada do Estrela Geopark Mundial da UNESCO", lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt