Growset quer apoiar empresas de low-code e inteligência artificial
DR

Growset quer apoiar empresas de low-code e inteligência artificial

A experiência enquanto fundadores no setor tecnológico, combinada com uma alavanca de investimento para os próximos dois anos, permite à Growset acelerar ideias disruptivas de empreendedores que estejam a iniciar ou consolidar os seus negócios.
Publicado a

Movidos pela paixão de capacitar outros negócios, João Prior (ex-associate partner da Deloitte), Frederico Mangas (fundador da Indigo) e Nelson Rodrigues (fundador da Mediaweb) criaram a Growset para ajudar empreendedores a fazer crescer os seus negócios na área tecnológica, especialmente em low-code (desenvolvimento de software de baixo código).

“A Growset nasceu com o propósito de partilhar a vasta experiência dos seus fundadores no setor tecnológico, ajudando empreendedores a iniciar ou consolidar os seus negócios”, explica ao Dinheiro Vivo o CEO e partner, João Prior. “Com uma vivência direta dos desafios de criar e escalar empresas, acreditamos no poder da cooperação e na complementaridade de competências como motores para gerar valor e impacto no mercado.”

A Growset está focada no apoio a empresas de tecnologia, especialmente as que operam com low-code e inteligência artificial, tanto a nível nacional como internacional. Os três partners acreditam que estas empresas beneficiam significativamente da partilha de experiências com quem já enfrentou desafios semelhantes e compreende as suas necessidades específicas.

Com um percurso marcado pelo empreendedorismo, João Prior liderou na Deloitte, nos últimos anos, estratégias de crescimento de empresas através da integração inovadora entre tecnologia e experiência do utilizador. Frederico Mangas, está dedicado ao investimento e desenvolvimento de outras empresas tecnológicas, tendo ele próprio fundado em 2014 a Indigo, uma empresa de referência em serviços especializados em low-code. Já Nelson Rodrigues é fundador da Mediaweb, uma empresa focada em experiências digitais e soluções low-code, complementadas por tecnologias tradicionais e inteligência artificial.

A Growset gere atualmente um portfólio diversificado de ativos em áreas como desenvolvimento de software, experiência do utilizador (UX), inteligência artificial (IA), consultoria tecnológica e formação. “Acreditamos na integração de competências para criar soluções completas e alinhadas com as necessidades do mercado, com um forte enfoque em mercados internacionais”, explica João Prior.

Dez milhões de investimento

Com o objetivo de reforçar a capacidade e complementaridade da oferta atual, além de lançar novas iniciativas, através do seu Labs, um espaço dedicado à criação e aceleração de ideias disruptivas que proporcionem soluções diferenciadoras, João Prior acrescenta que estão a investir em inovação. “O nosso objetivo é claro: impulsionar o crescimento de projetos inovadores, promovendo um equilíbrio sustentável no ecossistema tecnológico.”

O CEO explica que o objetivo é ser um “catalisador de mudanças significativas no setor, capacitando empresas a inovar, crescer e conquistar mercados globais”. Desta forma, pretendem contribuir para um ecossistema mais colaborativo, onde cada projeto receba os recursos necessários para prosperar de forma sustentável.

Nesse sentido, planeiam investir 10 milhões de euros nos próximos dois anos, canalizando recursos para ideias tecnologicamente disruptivas e apostando numa abordagem equilibrada, que valorize o desenvolvimento estratégico sem dependência exclusiva de capital. O modelo aplicado não é unicamente de investimento financeiro, frisa João Prior, uma vez que a experiência da equipa que lidera a Growset, complementada por uma equipa de diversas áreas, permite que sejam mentores dos fundadores em temas como vendas, estratégia, finanças, entre outros."  .

Com este investimento, a Growset não pretende ter 100% do capital destes negócios, mas sim adquirir participações. O objetivo não é o de liderar estas empresas, em vez disso pretendem apoiar acelerando o seu crescimento, acrescentar know-how e possibilitar a aquisição de novas competências – tudo o que valorize o seu crescimento.

"O nosso objetivo é apoiar o fundador na liderança do negócio, trabalhando como parceiros estratégicos para impulsionar o crescimento”, garante João Prior. “Colocamos à disposição o nosso conhecimento, experiência e competências complementares, além de capital, quando necessário. A nossa intenção é criar uma colaboração que vá além do investimento financeiro, gerando valor real e sustentável para o projeto.”

Diário de Notícias
www.dn.pt