Grupo chinês JD.com investe 356 milhões na portuguesa Farfetch

Gigante de e-commerce chinês passa a ser um dos maiores accionistas da companhia fundada por José Neves.
Publicado a

A empresa chinesa de comércio online JD.com anunciou hoje um investimento de 397 milhões de dólares na empresa portuguesa Farfetch (356 milhões de euros), abrindo as portas a um mercado de 80 mil milhões de dólares à companhia fundada pelo português José Neves.

"A China é o segundo maior mercado de luxo e nós estamos encantados em ter connosco um parceiro tão respeitado, conhecido pela sua estrita proteção de IP com que se relaciona com os consumidores de luxo chineses", diz José Neves, citado em comunicado enviado às redações. "Esta parceria estratégica permitirá às marcas um acesso imediato e sem barreiras ao consumidor e compradores de luxo chineses com acesso à melhor seleção de luxo, num estilo de vida omnicanal que já adotaram.”

A JD.Com torna-se um dos maiores acionistas da empresa fundada pelo português José Neves, passando o fundador e CEO do gigante de e-commerce chinês, Richard Liu, a integrar o conselho de administração da companhia. Este investimento chega numa altura em que o gigante chinês está a colocar um grande foco no mercado do luxo. Em 2017 a JD Fashion lançou várias marcas internacionais no site, incluindo Armani, Swarovski e Zenith.

"Integrada na nossa estratégia de impulsionamento na área de luxo, não poderíamos ter encontrado um parceiro online mais forte do que a Farfetch,” refere Richard Liu, Chairman e CEO da JD.com, em comunicado. “Sempre acreditamos que a tendência de longo prazo no e-commerce chinês seria no sentido da qualidade e esta parceria com a Farfetch amplia a nossa liderança no mercado de consumo em mobile. Queremos aprofundar as nossas relações com a Farfetch e com marcas de luxo nos próximos meses e anos.”

As duas empresas vão desenvolver a parceria ao nível de marketing, logística e soluções tecnológicas para construir a marca na China, continuando a ser a Farfetch a marca de contacto com os clientes, informa a Farfecht em comunicado enviado às redações.

A Farfetch já opera na China e conta com a parceria de 200 marcas de luxo e mais de 500 retalhistas multimarca. "A JD apoiará no reforço de reconhecimento e notoriedade da marca, tráfico e vendas neste mercado", continua.

"As sinergias e forças criadas pela parceria entre a Farfetch e a JD beneficiam também as 700 marcas e boutiques que fazem parte da comunidade de parceiros da Farfetch, permitindo-lhe retirar vantagem de todos os recursos desta nova avenida para o mercado de luxo na China", reforça.

Com esta parceria, neste mercado a Farfetch poderá beneficiar do serviço de entregas JD Luxury Express. "As marcas parceiras da Farfetch com presença local também terão acesso a capacidades omni-canal globais incluindo por exemplo serviços como o click & collect e as devoluções em loja, ligando as lojas físicas das marcas na China", continua. Também poderá alavancar a a plataforma de marketing digital para diferentes áreas de retalho, e-commerce, finanças, viagens, educação e automóvel BlackDragon, tirando partindo do "big data" para "disseminar o reconhecimento e posicionamento da marca Farfetch na China".

Os utilizadores da Farfetch na China passam ainda a ter acesso a uma variedade de serviços da JD Finance, entre os quais o JD Pay, que será um parceiro preferencial para pagamentos e, ainda ao Baitiao, o canal de microcrédito da JD Finance.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt