
Fundada em 1875, a Valouro continua a pertencer à família Santos, e juntou no passado sábado os seus dois mil colaboradores, parceiros e autarcas numa comemoração que teve lugar em Santarém. “Agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e amigos que têm ajudado a construir o Grupo Valouro; e renovamos o nosso compromisso com a visão e valores dos nossos fundadores”, referiram os responsáveis do maior grupo avícola nacional.
“Celebrar 150 anos de atividade é um privilégio reservado a muito poucas empresas. Os valores que estão na nossa génese e nos trouxeram até aqui – trabalho árduo, inovação, integridade e ligação à comunidade – continuarão a ser a nossa inspiração”. “Em nome dos acionistas, agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e amigos que têm ajudado a construir este Grupo; e renovamos hoje e para o futuro o nosso compromisso com a visão e os valores dos nossos fundadores”, afirmaram os gémeos José António e António José dos Santos, que lideram atualmente o grupo, ao qual pertencem 35 empresas. Aos dois irmãos, juntam-se ainda Maria Júlia Ferreira dos Santos e Dinis Santos, como acionistas.
O grupo, que nasceu como uma pequena empresa de Lisboa, emprega hoje cerca de três mil funcionários, direta e indiretamente, e vende 650 mil toneladas de produtos que exporta para 45 países do mundo. “A operação, integrada de forma vertical, abrange todas as etapas da cadeia de valor: desde a produção agrícola, fabrico de rações, incubação, multiplicação e engorda de aves, abate e transformação, até à distribuição alimentar, transportes, produção de energia, seguros e turismo@, refere o grupo em comunicado enviado às redações.