Há 31 Superbrands em Portugal

De regresso ao modelo presencial, a Gala Superbrands contou este ano com algumas novidades e um prémio surpresa. Esta noite, e pela primeira vez, foram reconhecidas marcas corporate, e atribuídos os prémios Personalidade de Excelência, que distinguiram nomes bem conhecidos do público em áreas como o Desporto, Humor, Influencers e Jornalismo.
Publicado a

O auditório da Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa, recebeu esta noite a 17ª Gala Superbrands, que distingue as marcas mais relevantes no mercado nacional, na perspetiva do consumidor. Depois de um ano de interregno no formato presencial, as marcas com maior "top of mind" do mercado foram chamadas a receber publicamente este reconhecimento. As 31 Superbrands de 2021 subiram ao palco para, das mãos do incontornável Júlio Isidro, receberem o exemplar personalizado do livro que, anualmente, assinala a iniciativa que conta com 27 anos de existência, 17 dos quais também em Portugal.

De entre as novidades desta edição, Pedro Diogo Vaz, senior partner da Superbrands Portugal, destaca a distinção das Corporate Superbrands, as marcas mais relevantes do mercado na perspetiva de um conjunto de profissionais de Procurement. O objetivo é, segundo o responsável, "exatamente o mesmo: distinguir as Marcas de Excelência em Portugal, dentro do universo Business to Business". APCER, dreamMedia, Firmo, ISQ, Nova School of Business & Economics, PHC, e Trivalor foram as premiadas nesta categoria.

Já na categoria Personalidade de Excelência, ficou a cargo do público votar nas caras com que mais se identificam no Desporto, no Humor, no Jornalismo e entre os Influencers. Patrícia Mamona, Ricardo Araújo Pereira, Clara de Sousa e Madalena Abecassis foram os escolhidos de entre um conjunto de nomeados.

Para terminar em beleza, o prémio surpresa da noite foi entregue a Júlio Isidro que, depois de receber todos os vencedores em palco, foi surpreendido com esta distinção. Com o bom humor que caracteriza o apresentador, mas visivelmente emocionado, recebeu o prémio das mãos do jornalista Nicolau Santos, afirmando: "Sou tão antigo, que quando nasci, o mar morto ainda só estava lento".

O tema escolhido para esta edição foi a sustentabilidade das marcas, cada vez mais presente nas estratégias empresariais. O tema tem ganho projeção desde 2015, após o anúncio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelas Nações Unidas. Ao longo da pandemia, verificou-se uma tendência crescente na preferência dos consumidores por marcas mais sustentáveis, com maior consciência social e ambiental. O chamado "green washing" (lavagem verde) - anunciar sustentabilidade, mas não praticar - já não convence um consumidor que sai da crise pandémica mais exigente, informado e consciente da importância desta temática.

Recorde-se que a iniciativa Superbrands já distinguiu mais de 40 mil marcas, em 90 países, ao longo de 27 anos de existência. Em Portugal já foram distinguidas 178 marcas, em 17 edições. Neste conjunto de marcas, a EDP é a única que foi distinguida em todas as edições, e outras 14 receberam a distinção mais de dez vezes.

"Na edição de 2021, a escolha dos consumidores foi para Ageas Seguros, Aldi, Altice, Auchan, Banco Montepio, BPI, Branca de Neve, Diário de Notícias, EDP, ERA, Fidelidade, Galp, Lusíadas Saúde, Médis, MEO, Mercedes-Benz, Multicare, Remax, RFM, RTP, Sapo, Sport Lisboa e Benfica, Sport TV, e Tranquilidade."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt