Há mais 649 empresas inovadoras apesar do contexto de incerteza

Das 830 candidaturas apresentadas só 790 foram consideradas elegíveis. Destas, 82% conseguiram obter o Estatuto Inovadora Cotec.
Publicado a

Há mais 649 empresas com o estatuto Inovadora Cotec, o que representa um crescimento de 13% face a 2021. Porto, Lisboa, Aveiro e Braga concentram 75% do total das empresas inovadoras.

Lançado em janeiro de 2021, numa parceria entre a Associação Empresarial Cotec e os principais bancos comerciais em Portugal, o Estatuto Inovadora Cotec é atribuído, anualmente, "em reconhecimento às empresas que aliam elevados padrões de estabilidade financeira e eficiência operacional com potencial de inovação tecnológica de modo a gerar crescimento robusto, rentável e recorrente".

Das 830 candidaturas submetidas foram consideradas elegíveis 790. E, em comunicado, explica a Cotec que o número de empresas distinguidas com este galardão cresceu, este ano, 13% para 649. E acrescenta que "o elevado dinamismo económico das inovadoras" se traduz num crescimento médio do negócio de 19%. No total, as entidades distinguidas geraram um volume de negócios de 9,9 mil milhões de euros, dos quais 41% foram assegurados pela internacionalização e vertente exportadora (4,1 mil milhões de euros). Os resultados líquidos totalizam, no conjunto, 988 milhões de euros.

Presentes em "todos os setores económicos", mas com uma especial predominância nas indústrias transformadoras, as empresas inovadoras são maioritariamente PME - embora haja entidades distinguidas de todas as dimensões - e estão distribuídos por todo o país. Mas 75% situam-se no Porto, Lisboa, Aveiro e Braga. O distrito do Porto lidera, com 160 empresas distinguidas este ano, seguido de Lisboa com 130, Aveiro com 111 e Braga com 88.

Com um total de 79.899 trabalhadores, as empresas distinguidas este ano têm uma idade média de 27 anos, o que leva a Cotec a salientar a sua "notável maturidade e longevidade no mercado", e possuem, em média, sete ativos intangíveis distribuídos por patentes, marcas, designs, ou copyrights, entre outros. Destinam, em média, 6% das suas vendas para o investimento em investigação e desenvolvimento, ou seja, 625 milhões de euros.

O ano passado, foram 1.021 as candidaturas submetidas ao estatuto de Inovadora Cotec, das quais 893 foram consideradas elegíveis e 574 as distinguidas.

"Há cada vez mais empresas em Portugal que têm logrado manter os seus investimentos em Investigação, Desenvolvimento e Inovação para melhorar processos, bens e serviços e adaptação a novas condições competitivas nos mercados internacionais. E fazem-no num contexto internacional de forte incerteza e complexidade - emergência de novos riscos globais, restrições e escassez nos fluxos económicos e conflitos geopolíticos", destaca a Cotec, lembrando que o estatuto de inovadora é um "selo de reputação e prestígio que visa a distinção e reconhecimento público das empresas que, pela qualidade da sua liderança, gestão e desempenho, constituem um exemplo para o país".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt