HBO enfrenta concorrência da Netflix e Amazon

Produtora está a apostar em assinaturas digitais e a reformar conteúdos.
Publicado a

A HBO tem motivos para celebrar: A Guerra dos Tronos é a série mais premiada nos Emmys, acumulando 38 galardões numa altura em que se preparam as filmagens para a última temporada.

Mas a produtora vai começar a enfrentar uma concorrência feroz de concorrentes como a Netflix e a Amazon, que vão reforçar a aposta na produção de conteúdos próprios.

As duas empresas já apostam em produções próprias mas, segundo o Financial Times, estão a preparar investimentos de milhões de euros por ano em programação original. Também a 21st Century Fox tem apostado na produção própria.

A dúvida é se a HBO conseguirá continuar a ter sucesso numa altura em que o mercado se caracteriza cada vez mais por serviços de video on demand, onde se posiciona a Netflix e a Amazon. A produtora de A Guerra dos Tronos acredita que sim e, por isso mesmo, lançou este ano o HBO Now, o seu serviço próprio de subscrição e conseguiu também vários acordos para alargar a difusão dos conteúdos.

Os negócios estão a evoluir, dizem os analistas. A HBO continua a produzir programas com alguma violência ao estilo dos Sopranos - veja-se a nova série, Night Of - mas acrescentou novos conteúdos mais apropriados à família, como um acordo de cinco anos para produzir novos episódios da Rua Sésamo.

"O modelo está a evoluir", diz Rich Greenfield, analista da BTIG Research. “Não estão a criar só conteúdos mas a comprar séries como a Rua Sésamo para alargarem a programação directamente para os consumidores.

As subscrições digitais são mais fáceis de cancelar o que significa que a HBO tem de assegurar que a plataforma digital tem conteúdos para todos, o que justifica a aposta na programação infantil.

Apesar da aposta no digital a empresa continua a querer manter os contratos com as empresas de cabo e satélite nos Estados Unidos e que pagam para ter a HBO na sua programação. E com o aproximar do fim de A Guerra dos Tronos a HBO tem de assegurar que tem conteúdos próprios em produção para substituir uma das séries mais aclamadas de sempre.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt