Italiana Ferrero compra WK Kellogg por 2,65 mil milhões de euros

A fabricante italiana Ferrero, dona de marcas como Nutella e Kinder, vai comprar a centenária empresa de cereais norte-americana WK Kellogg por cerca de 2.650 milhões de euros
Italiana Ferrero compra WK Kellogg por 2,65 mil milhões de euros
Jacek Halicki
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A transação foi anunciada na quinta-feira, num comunicado conjunto das duas empresas.

O valor da transação já inclui a dívida da WK Kellogg.

A venda já foi aprovada pelos conselhos de administração das duas partes, mas o negócio ainda está sujeito à aprovação pelos acionistas da WK Kellogg e à autorização das autoridades regulamentares. As empresas preveem concluir a operação no segundo semestre deste ano.

Com esta operação, a Ferrero compra as áreas de fabrico, distribuição e comercialização da carteira de cereais de pequeno-almoço do grupo norte-americano nos Estados Unidos, no Canadá e nas Caraíbas.

Segundo o comunicado de imprensa conjunto, a WK Kellogg irá tornar-se uma filial da Ferrero, que passará a controlar 100% da empresa norte-americana.

O grupo italiano irá pagar 23 dólares por cada ação da WK Kellogg, valor que representa um prémio de 31% em relação à cotação no fecho da sessão de quarta-feira em Wall Street e um prémio de 40% relativamente ao preço médio ponderado da negociação a 30 dias.

As ações da WK Kellogg subiram 30% na negociação de pré-mercado na quinta-feira.

De acordo com o comunicado, os acionistas que representam 21,7% do capital da WK Kellogg já se comprometeram a votar a favor da operação.

Quando a transação estiver concluída, as ações da Kellogg’s deixarão de ser negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque.

União de duas marcas históricas

A WK Kellogg, fundada em 1906 em Battle Creek, no Michigan, Estados Unidos, detém as marcas Corn Flakes, Special K, Froot Loops, Rice Krispies e All-Bran, entre outras.

Em junho de 2021, o grupo anunciou a intenção de se dividir em três empresas separadas e independentes, mas acabou por se organizar em duas apenas: a WK Kellogg (para a área dos cereais) e a Kellanova (para a área dos ‘snacks’, onde estão marcas como a Cheez-Its e a Pringles).

Essa divisão aconteceu em outubro de 2023.

A atual empresa foi formada em 2023, quando as marcas de ‘snacks’ da Kellogg’s, como a Cheez-Its e a Pringles, foram transformadas numa empresa separada chamada Kellanova.

A Kellanova foi alvo de uma tentativa de compra pela Mars por 36 mil milhões de dólares, anunciada em agosto de 2024.

A WK Kellogg, conhecida por marcas de cereais como a Frosted Flakes, a Froot Loops e a Special K, tem vindo a enfrentar dificuldades nas vendas, à medida que o consumidor global (mas também nos Estados Unidos) tem gradualmente virado as costas a produtos de pequeno-almoço com excesso de açúcar, em detrimento de opções mais saudáveis, mais ricas em proteína. O acordo pode vir a tornar-se uma boia de salvação para a histórica companhia norte-americana.

O grupo Ferrero, fundado em 1946 em Alba, em Piemonte, Itália, é conhecida pelas marcas Nutella, Kinder, Ferrero Rocher, Mon Chéri e Tic Tac, tem expandido a sua presença nos Estados Unidos da América.

Neste mercado, o portefólio da empresa inclui marcas norte-americanas. Em 2018, a Ferrero comprou as marcas de doces da Nestlé no mercado norte-americano, incluindo a Butterfinger, Nerds e SweeTarts e em 2022, comprou a Wells Enterprises, fabricante da marcas de gelados Blue Bunny e Halo Top.

“Esta é mais do que uma simples aquisição - representa a união de duas empresas, cada uma com um legado de orgulho e gerações de consumidores fiéis”, afirma no comunicado o presidente executivo do grupo Ferrero, Giovanni Ferrero.

Para o presidente executivo da WK Kellogg, Gary Pilnick, citado no mesmo comunicado, “a união com a Ferrero proporcionará à WK Kellogg Co. mais recursos e maior flexibilidade para expandir” as marcas do grupo.

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