O 296 GTS também está disponível na versão Assetto Fiorano de desempenho melhorado, graças à redução de peso e modificações aerodinâmicas. O 296 GTS conta com uma solução de tejadilho rígido retrátil, demorando apenas 14 segundos na sua operação de abertura ou fecho e pode até ser ativada durante a condução até 45 km/h. Tendo colocado a linha de separação entre a carroçaria e o tejadilho retrátil no pilar B, o teto dobrável é dividido em duas partes alojadas acima da frente do motor, salvaguardando as características de dissipação de calor e o equilíbrio do design.
Com efeito, o design mantém-se muito fiel ao do modelo de base, com a solução de arrumação deste tejadilho a permitir até incorporar um painel de vidro na parte traseira do compartimento do motor que revela o novo V6. Com o tejadilho recolhido, o habitáculo e a parte traseira são separados por uma pequena janela de vidro eletricamente ajustável em altura que garante o conforto ideal a céu aberto, mesmo em altas velocidades.
A escolha do nome do novo desportivo italiano deriva dos dois primeiros dígitos de sua cilindrada total (2992 cc), do número de cilindros (seis) e da sigla GTS (Gran Turismo Spider), prestando homenagem à tradição desportiva da Ferrari num ano em que a marca de Maranello cumpre os seus 75 anos de existência.
Tal como o modelo de capota fixa, o 296 GTS recorre ao novo motor V6 turbo de 663 CV com ângulo a 120°, acoplado a um motor elétrico capaz de fornecer 122 kW (167 CV) adicionais, para uma potência combinada de até 830 CV e 740 Nm de binário. A caixa de velocidades é automática de dupla embraiagem, com oito relações. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em meros 2,9 segundos para uma velocidade de ponta superior a 330 km/h.
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