A crioterapia é uma prática terapêutica que utiliza as baixas temperaturas, através de banhos em água gelada, para ativar diversos benefícios à saúde física e mental dos seus adeptos. Embora a sua utilização já seja comum entre desportistas, é ainda um método algo desconhecido para muitos. Para quebrar barreiras e revolucionar o mercado de banhos gelados, o apresentador e empreendedor Rui Unas decidiu criar a Lord of the Ice (LOTI), uma banheira para crioterapia com ADN 100% português. .A ideia surgiu das suas próprias necessidades, quando percebeu que era “incomportável comprar gelo e mudar a água constantemente” sempre que queria fazer uma imersão em água gelada, começou por explicar ao Dinheiro Vivo. Foi assim que propôs à Tensai - empresa portuguesa especializada na produção de equipamentos de frio para uso doméstico e comercial - criar uma banheira de crioterapia. Além de se tratar de um equipamento totalmente desenvolvido em Portugal, é “esteticamente mais bonito e bem mais barato” face aos preços praticados pela concorrência, apontou. .A LOTI pode ser instalada em qualquer local, interior ou exterior, garantindo o arrefecimento rápido da água, a criação de gelo automática e um sistema de drenagem simples, que permite retirar a água com rapidez quando necessário. Com manutenção adequada, a água pode ser mantida até três ou quatro meses, consoante a frequência de utilização. Além disso, a nova banheira não requer qualquer sistema de arrefecimento adicional, não imputando custos extra ao comprador, e o seu sistema de frio inteligente ainda permite poupança energética, com um consumo de energia mínima semelhante ao obtido com um aparelho em modo de hibernação. .O equipamento está disponível para entrega em qualquer ponto do país, mas também pode ser enviado além-fronteiras desde que suportados os devidos custos de transporte. Qualquer pessoa pode comprar e utilizar uma LOTI no conforto de sua casa, mas esta também será vendida a ginásios, clínicas ou clubes de desporto e por um valor “abaixo dos quatro mil euros”, não estando para já prevista nenhuma diferenciação de preços entre vendas a particulares ou para estabelecimentos. .Crescimento e expansão.Embora a ideia para o projeto tenha nascido para dar resposta a uma necessidade pessoal, o objetivo é que o grande público passe também a conhecer a LOTI. Com a iniciativa em fase de arranque, já há “contactos e muitos interessados” em parcerias para integrar a banheira portuguesa de crioterapia em espaços de utilização comum dedicados ao bem-estar ou à recuperação física e mental. .Quanto à possibilidade de no futuro abrir um espaço próprio, não existe “nenhuma ambição a esse nível”. Em vez disso, a meta passa mais por “explicar às pessoas os benefícios da crioterapia”, refere Rui Unas, sublinhando que a exposição ao frio, ao provocar “stress ao corpo”, tem impactos positivos ao nível físico, como para a recuperação de lesões musculares, mas também emocional. “Há uma miríade de benefícios a médio e longo prazo. Tudo depende do conhecimento e abertura das pessoas a este método”, afirma. .Apesar de ainda ser necessário familiarizar os portugueses com a utilidade dos banhos gelados, o mercado parece estar recetivo à ideia. De acordo com o apresentador e empreendedor, quando foi lançada a página online e disponibilizada a hipótese de pré-venda verificou-se “um interesse massivo através dos contactos recebidos de pessoas que gostariam de saber mais”, rematou.