Lord of the Ice. Novo projeto de Rui Unas promete revolucionar banhos gelados

Equipamento de crioterapia é 100% português e foi desenvolvido para uso doméstico, mas também pode ser utilizado por ginásios ou clínicas. Preço de venda aos consumidores está abaixo dos quatro mil euros.
Rui Unas também é empreendedor. FOTO: Álvaro Isidoro/Global Imagens
Rui Unas também é empreendedor. FOTO: Álvaro Isidoro/Global ImagensRui Unas também é empreendedor. FOTO: Álvaro Isidoro/Global Imagens
Publicado a

A crioterapia é uma prática terapêutica que utiliza as baixas temperaturas, através de banhos em água gelada, para ativar diversos benefícios à saúde física e mental dos seus adeptos. Embora a sua utilização já seja comum entre desportistas, é ainda um método algo desconhecido para muitos. Para quebrar barreiras e revolucionar o mercado de banhos gelados, o apresentador e empreendedor Rui Unas decidiu criar a Lord of the Ice (LOTI), uma banheira para crioterapia com ADN 100% português. 

A ideia surgiu das suas próprias necessidades, quando percebeu que era “incomportável comprar gelo e mudar a água constantemente” sempre que queria fazer uma imersão em água gelada, começou por explicar ao Dinheiro Vivo. Foi assim que propôs à Tensai - empresa portuguesa especializada na produção de equipamentos de frio para uso doméstico e comercial - criar uma banheira de crioterapia. Além de se tratar de um equipamento totalmente desenvolvido em Portugal, é “esteticamente mais bonito e bem mais barato” face aos preços praticados pela concorrência, apontou. 

A LOTI pode ser instalada em qualquer local, interior ou exterior, garantindo o arrefecimento rápido da água, a criação de gelo automática e um sistema de drenagem simples, que permite retirar a água com rapidez quando necessário. Com manutenção adequada, a água pode ser mantida até três ou quatro meses, consoante a frequência de utilização. Além disso, a nova banheira não requer qualquer sistema de arrefecimento adicional, não imputando custos extra ao comprador, e o seu sistema de frio inteligente ainda permite poupança energética, com um consumo de energia mínima semelhante ao obtido com um aparelho em modo de hibernação. 

O equipamento está disponível para entrega em qualquer ponto do país, mas também pode ser enviado além-fronteiras desde que suportados os devidos custos de transporte. Qualquer pessoa pode comprar e utilizar uma LOTI no conforto de sua casa, mas esta também será vendida a ginásios, clínicas ou clubes de desporto e por um valor “abaixo dos quatro mil euros”, não estando para já prevista nenhuma diferenciação de preços entre vendas a particulares ou para estabelecimentos. 

Crescimento e expansão

Embora a ideia para o projeto tenha nascido para dar resposta a uma necessidade pessoal, o objetivo é que o grande público passe também a conhecer a LOTI. Com a iniciativa em fase de arranque, já há “contactos e muitos interessados” em parcerias para integrar a banheira portuguesa de crioterapia em espaços de utilização comum dedicados ao bem-estar ou à recuperação física e mental. 

Quanto à possibilidade de no futuro abrir um espaço próprio, não existe “nenhuma ambição a esse nível”. Em vez disso, a meta passa mais por “explicar às pessoas os benefícios da crioterapia”, refere Rui Unas, sublinhando que a exposição ao frio, ao provocar “stress ao corpo”, tem impactos positivos ao nível físico, como para a recuperação de lesões musculares, mas também emocional. “Há uma miríade de benefícios a médio e longo prazo. Tudo depende do conhecimento e abertura das pessoas a este método”, afirma. 

Apesar de ainda ser necessário familiarizar os portugueses com a utilidade dos banhos gelados, o mercado parece estar recetivo à ideia. De acordo com o apresentador e empreendedor, quando foi lançada a página online e disponibilizada a hipótese de pré-venda verificou-se “um interesse massivo através dos contactos recebidos de pessoas que gostariam de saber mais”, rematou. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt