De acordo com a carta enviada ao Governo regional, Parreirão pediu o seu afastamento do cargo por "motivos profissionais" e, apurou o Dinheiro Vivo passará para a Mota Gestão e Participações, Sociedade Gestora de Participações Sociais, da Mota-Engil..No seu pedido de demissão, Luís Parreirão sublinhou que a passagem pela SATA "foi uma experiência profissional e pessoal que o marcou de forma indelével e da qual resulta um acreditar sem mácula no futuro da empresa"..O antigo secretário de estado dos Transportes abandona a companhia aérea numa altura em que se está a implementar um forte plano de reestruturação, que envolve a redução de custos, e rentabilização da operação da companhia com maior enfoque nos mercados americano e do Canadá..Parreirão entrou para a SATA em maio de 2014 depois da saída de António Gomes Menezes. Já estava na administração da SATA desde maio de 2013, depois de ter sido presidente e CEO da Mota-Engil..Ainda este mês em entrevista ao Dinheiro Vivo, o presidente da SATA admitia que "o ano de 2015 foi um ano zero" para a companhia, depois da concorrência criada com a liberalização do mercado aéreo e necessidade de se reverem os objetivos da empresa. Ainda assim, no fecho deste ano, a companhia açoreana terá transportado 320 mil passageiros, 1200 pessoas por dia entre o continente e os Açores. "Só a SATA o faz", afirmou.