Wembley, 6 de julho de 2021. O mítico estádio de Londres recebeu o primeiro jogo a contar para as meias-finais do EURO 2020, que opôs a Itália à Espanha. No final dos 120 minutos, o jogo terminou empatado a uma bola (golos de Chiesa e de Morata), sendo apenas resolvido nas grandes penalidades. Aqui, os italianos levaram a melhor e festejaram a passagem à final da competição, nove anos após a última presença no jogo decisivo. A TVI foi o canal emissor da partida, vista por mais de 3.8 milhões de portugueses, a que correspondeu uma audiência média de 1.9 milhões de telespectadores e um share de 39.3%. Com estes resultados, o jogo entrou diretamente no top 5 de jogos mais vistos do torneio, ficando apenas atrás dos jogos de Portugal. Esta transmissão também se destacou entre os programas mais vistos do dia, liderando esse ranking.
A Sport TV1 transmitiu o jogo em simultâneo e atingiu uma audiência média de 83 mil telespectadores e um share de 1.8%.
Tabela ordenada pela audiência média ("000)
(Pode ver o ranking de jogos mais vistos aqui: https://euromonitor.mbww.pt/page.aspx?id=1279).
A TVI foi o canal mais visto no dia da primeira meia-final do EURO 2020. A estação de Queluz averbou um share de 23.9%, mais 6.7p.p. face à média de maio. No sentido inverso esteve a SIC, que verificou um share de 19.7%, menos 0.5 p.p. comparativamente a maio. A RTP1 ficou-se pelos 9.3%.
A Sport TV1 também viu as suas audiências crescerem, mais 0.2p.p. vs. maio, mas de uma forma menos expressiva face a outros dias de EURO 2020
Na análise ao minuto do primeiro jogo das meias-finais da competição, verificou-se um crescimento de audiências à medida que a partida avançava. A primeira parte contou com um share de 37.1%, a segunda com 41.9% e o prolongamento com os penaltis 43.2%. Ainda assim, o pico máximo de audiências deu-se quando o árbitro alemão Felix Brych apitou para o final dos 90 minutos, altura em que mais de 2.4 milhões de portugueses estavam ligados à TVI (share de 48.1%).
Os telespectadores do jogo que qualificou a Itália para a final do torneio registaram um perfil mais masculino, com idades iguais ou superiores a 55 anos e de classes sociais mais transversais.
Pode ver todas as análises de audiências sobre o EURO 2020 em https://euromonitor.mbww.pt/
Fonte: Elaborado por Initiative/Mediabrands Insight sobre dados CAEM/Gfk reproduzidos em YUMI - Mediamonitor; Alvo Ind. 4+ anos; Indicador de audiência utilizado em todas as análises: Total Dia.