O arranque da construção de uma fábrica de cosméticos da Prime Pro Extreme, em Portugal, deverá ocorrer a partir do segundo semestre, mas a marca brasileira não quer revelar por agora nem a localização nem o investimento. Vítor Visat, fundador e CEO da empresa, fala do novo projeto como exemplo do compromisso para a expansão no mercado português..Toda a atividade da empresa na Europa desenvolve-se a partir de Matosinhos onde a marca dispõe de um centro logístico com 750 metros quadrados, e de uma academia de formação técnica para distribuidores e cabeleireiros de todo o espaço europeu..Foram, até aqui, cinco anos de investimento em Portugal, que já totalizou "aproximadamente um milhão de euros", aplicados na infraestrutura e na contratação de profissionais. Vítor Visat pormenoriza que a equipa conta hoje com 20 funcionários diretos e oito profissionais de empresas parceiras..Tendo em conta que a marca só trabalha com público profissional, o gestor quantifica em mais de 400 os relacionamentos entre clientes e distribuidores nacionais, e em mais de dois mil os profissionais treinados em formações presenciais e online..Na Europa, a empresa também está sediada em Barcelona, Espanha, onde conta igualmente com uma academia, mas os produtos são enviados diretamente do centro de distribuição de Matosinhos. Ou seja, os vendedores e distribuidores da marca asseguram vendas não só para o mercado nacional, mas também para o europeu, gerando em Portugal uma faturação mensal média de 150 mil euros, segundo as contas de Vítor Visat..A Prime Pro Extreme, que faz parte do grupo WGroup Cosmetics, tem duas unidades produtivas no Brasil, uma em Itália e cinco laboratórios nos Estados Unidos, Coreia do Sul e Brasil. Fora do mercado brasileiro, e de Portugal e Espanha, têm escritórios próprios também no Dubai..Há mais de 20 anos no mercado, a marca está agora em mais de 50 países, "graças a uma rede internacional de distribuidores e a centros próprios de distribuição". Vítor Visat destaca que asseguram uma gama de 20 linhas de produtos, o que implica produzir 20 toneladas de cosméticos a cada ano, sempre com o objetivo de "buscar constantes inovações e aperfeiçoar cada vez mais a qualidade" da oferta..Origem da matéria-prima Um dos elementos apresentados como distintivos da marca é a utilização de matérias-primas da floresta amazónica, com aposta na "vertente sustentável dos produtos" e oferendo serviços "de alta qualidade com padrão internacional, luxo e glamour acessível"..Nesse contexto, questionado sobre como é que a marca salvaguarda a sustentabilidade dos recursos amazónicos, o gestor respondeu: "Em cada país onde a Prime está presente, cumprimos todas as exigências e obtemos todos os certificados de qualidade. Todos os nossos produtos são dermatologicamente testados. Entre as nossas principais certificações, contamos com a Anvisa (Brasil), Infarmed (Europa), FDA (Estados Unidos), além das que são exigidas no continente asiático".