Mariana Pereira da Silva: "Os consumidores estão cada vez mais informados sobre a sustentabilidade"

A diretora de Sustentabilidade da MC acredita que os consumidores estão ansiosos por fazer parte da mudança ecológica que querem ver nos seus supermercados locais.
Publicado a

O consumo excessivo de embalagens tem um grande impacto ambiental. Mas já há supermercados a fazer a diferença. Depois de receber mais de 730 ideias a partir da plataforma "Fora da Caixa", a MC, em parceria com a Sociedade Ponto Verde selecionou as 10 melhores para os clientes votarem online. A medida vencedora vai ser posta em prática em toda a rede de supermercados.

Como surgiu a ideia de criar o projeto "Fora da Caixa"?

Quisemos garantir que o consumidor também tem um lugar neste processo-transição para uma economia circular, dando-lhe voz ativa sobre a oferta apresentada. O "Fora da Caixa" quer acelerar esta mudança, só possível com a participação de todos.

O que é que foi tido em conta na primeira seleção de sugestões?

Uma vez que o objetivo é implementar a ideia vencedora, as 10 selecionadas foram avaliadas quanto à sua exequibilidade técnica, performance previsível, redução da pegada ambiental, criatividade e investimento percebido para a sua implementação.

Como é que as sugestões e a ideia vencedora serão aplicadas?

Algumas ideias poderão ser aplicadas num conjunto específico de lojas para testar algum aspeto menos antecipável no plano teórico, antes de avançar com a sua implementação transversal e permanente.

Qual é a importância para o Continente da adoção de medidas sustentáveis, especialmente na utilização de plásticos?

Até 2025, a MC quer assegurar que as embalagens de marca própria são recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis. Na área alimentar, por exemplo, alterámos as embalagens do café exclusivo do Continente. Passámos de um saco multimaterial não reciclável para uma de cartão. Isto permitirá poupar anualmente 26 toneladas de plástico. Também temos promovido a reutilização. Desde o ano passado, os clientes podem trazer o seu "tupperware" para levar os produtos da charcutaria e do take away. Este é um caminho feito de mudanças que se traduzem numa taxa de reciclabilidade das nossas embalagens de plástico de 75%.

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o ambiente e com a forma como as suas escolhas o afetam?

É por sentirmos que os consumidores estão cada vez mais informados que queremos escutar o que têm para nos sugerir. Há debates que surgem na plataforma sobre as sugestões propostas, o que é mais um sinal do interesse no tema e em contribuir para soluções reais. No "Fora da Caixa", há um objetivo último de sensibilização para um estilo de vida e de consumo consciente que vai muito além da marca Continente, mas que é muito importante para nós.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt