Amazon tomba 8% em bolsa após anunciar investimentos em IA acima do previsto

Os valores projetados para 2026 alimentam receios de uma 'bolha' de investimentos no setor e fazem cair as ações, em pré-mercado, na bolsa de Nova Iorque.
A Amazon continua a cavalgada de investimentos em tecnologia
A Amazon continua a cavalgada de investimentos em tecnologiaGetty Images
Publicado a

Os planos de investimentos em Inteligência Artificial (IA) para 2026 continuam a gerar receios acentuados entre os investidores. Desta feita, a Amazon está no centro das atenções, ao tombar quase 8% na bolsa de Nova Iorque.

A Amazon foi a sexta das "Sete Magníficas" a apresentar os resultados do quarto trimestre de 2025. Os números foram conhecidos na noite de quarta-feira e estão a fazer cair a as ações da empresa.

Cotada em Wall Street, a Amazon desvalorizou 4,42% na quinta-feira, arrastada pelas contas da Alphabet, que prometeu, para 2026, investir mais do que o esperado em IA. Após o fecho da sessão, a Amazon apresentou contas e a consequência chegou imediatamente, no que respeita aos mercados financeiros.

A Amazon continua a cavalgada de investimentos em tecnologia
Resultados da Amazon desiludem investidores que punem fortemente o titulo

A Amazon está a desvalorizar perto de 7,99%, até aos 204,90 dólares por ação, pelas 9h45 desta sexta-feira, dia 6.

Se, por um lado, a faturação superou o que estava sinalizado pelos mercados, os dividendos por ação ficaram abaixo das perspetivas (1,95 dólares vs 1,97 dólares). Ainda assim, o principal fator em foco é mesmo o investimento previsto em IA, muito acima do que os investidores esperavam.

Em 2026, a Amazon prevê aumentar os investimentos em cerca de 50%, face ao ano anterior, quando registou 131 mil milhões de dólares. Para o presente ano, a estimativa ascende a 200 mil milhões (muito acima da estimativa, que previa um acréscimo para 146,6 mil milhões de dólares).

"Com a grande procura pelas nossas ofertas e oportunidades como IA, chips, robótica, satélites de baixa órbita a circular em torno da terra, esperamos investir cerca de 200 mil milhões de dólares (...)", esclareceu o CEO da empresa, Andy Jassy, em declarações citadas no comunicado.

O valor diz respeito a todas as áreas da operação e a firma antecipa "forte retorno a longo prazo sobre o capital investido", aponta ainda. No entanto é precisamente aqui que se nota a sensação de insegurança.

É expectável que o investimento em IA aumente de forma expressiva. Este é um dos principais focos de atenção dos mercados, sobretudo em Wall Street. Aquele setor foi o motor das principais movimentações no ano passado e a generalidade dos analistas prevê que a tendência se mantenha em 2026.

Ora, a IA continua a atrair grande volume de capital das empresas mais valiosas do mundo, mas a rentabilidade associada continua aquém das exigências do mercado. Dito isto, há receios de uma 'bolha' na IA. Estes foram acentuados, nos últimos dias pelos resultados da Alphabet e, agora, os da Amazon.

A Amazon continua a cavalgada de investimentos em tecnologia
Presidente da Alphabet alerta para "irracionalidade" no investimento em IA

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt