Metro do Porto: Extensão da Linha Amarela até Vila d'Este abre "em menos de um mês"

Com uma extensão de mais de três quilómetros, a empreitada da extensão da Linha Amarela até Vila d'Este incluiu a construção de um viaduto de 420 metros entre Santo Ovídio e Manuel Leão (estação subterrânea), um túnel de um quilómetro até à estação Hospital Santos Silva e um Parque de Material e Oficinas (PMO).
A linha Amarela, em Vila d'Este, está em fase de acabamentos
A linha Amarela, em Vila d'Este, está em fase de acabamentosPedro Correia / Global Imagens
Publicado a

A extensão da linha Amarela do Metro do Porto até Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia, abrirá "seguramente" em menos de um mês, disse aos jornalistas o presidente da transportadora, Tiago Braga.

"Já temos muitos ensaios feitos. Estamos a acabar os ensaios, estamos a fazer ensaios e a formação dos maquinistas, hoje estamos no dia 08, e em menos de um mês, seguramente, conseguiremos abrir a linha", disse hoje aos jornalistas Tiago Braga, após a conclusão da escavação do primeiro túnel da futura Linha Rosa (São Bento - Casa da Música).

Em 17 de abril, fonte da Metro do Porto tinha adiantado que a linha deveria abrir ao público "nas próximas semanas", designadamente "entre o final de abril e o início de maio", mas recusando apontar "uma data exata da entrada em operação", algo reiterado hoje por Tiago Braga.

A extensão da Linha Amarela (D) entre Santo Ovídio e Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia (distrito do Porto), inclui as estações Manuel Leão e Hospital Santos Silva.

"Nós temos um programa de oferta definida. Vamos começar com 14 veículos hora/sentido [frequência de 4 minutos] até Santo Ovídio e depois sete veículos hora/sentido (8:30 minutos até Vila d'Este", revelou o responsável aos jornalistas, por debaixo da Rua dos Clérigos.

Tiago Braga disse que "depois, provavelmente, e em função daquilo que vai ser a procura, a partir do horário de inverno, de setembro", a operação poderá a passar a 16 veículos hora/sentido [frequência de menos de 4 minutos] ate Santo Ovídio e 8 veículos hora/sentido [frequência de 7:30 minutos] até Vila d'Este em hora de ponta.

Com uma extensão de mais de três quilómetros, a empreitada da extensão da Linha Amarela até Vila d'Este incluiu a construção de um viaduto de 420 metros entre Santo Ovídio e Manuel Leão (estação subterrânea), um túnel de um quilómetro até à estação Hospital Santos Silva e um Parque de Material e Oficinas (PMO).

Em Santo Ovídio, a atual estação da Linha Amarela vai ainda ter ligação pedonal à futura estação da Linha Rubi (Santo Ovídio - Casa da Música) e à futura estação ferroviária de Alta Velocidade, também em Santo Ovídio, cuja rotunda deverá ser transformada numa praça.

Os custos totais da extensão da Linha Amarela do Metro do Porto ascendem aos 206,4 milhões de euros, segundo o anterior Governo.

Atualmente, a Metro do Porto conta com seis linhas em operação, aguardando-se a inauguração da extensão da Linha Amarela (D) entre Santo Ovídio e Vila d'Este (Vila Nova de Gaia), e a conclusão das obras da Linha Rosa (G), entre São Bento e Casa da Música (Porto) e da linha de 'metrobus' entre Casa da Música e Praça do Império.

A obra da Linha Rubi (Santo Ovídio - Casa da Música), que inclui uma nova ponte sobre o rio Douro, já arrancou, e o concurso público para a segunda fase do 'metrobus', que ligará o serviço até à Praça Cidade do Salvador (rotunda da Anémona), também já foi lançado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt