
O Grande Prémio de Portugal de MotoGP, que decorreu no passado fim de semana, no Autódromo Nacional do Algarve, acelerou o consumo na região. Entre os dias 22 e 24 de março, a faturação das empresas algarvias cresceu 13% face ao período do evento do ano passado, avança o Reduniq Insights, marca da Unicre. A subida foi mais expressiva junto dos estrangeiros (+ 16%), do que nos nacionais (+ 11%), conclui o relatório.
O domingo (24 de março) foi o dia em que se registaram mais vendas realizadas através de cartões de pagamento nacionais e estrangeiros. Segundo o Reduniq Insights, e comparando com o domingo da corrida do ano passado (26 de março de 2023), verificou-se um aumento de 22% da faturação e de 21% do número de transações.
O documento revela que, do lado da faturação estrangeira, o maior contributo veio do Reino Unido, que representou 11% do total registado no fim de semana da competição. Atrás surgem a Irlanda e a Alemanha com 8% e 5%, respetivamente. Estes três países constituíram também o top 3 de nacionalidades verificado no evento do ano passado. A Irlanda foi a nacionalidade que apresentou o maior valor de compra média, aproximadamente 102 euros.
A restauração (+17%) e o retalho alimentar tradicional (+17%) foram as atividades que mais vendas contabilizaram, seguidas da hotelaria e atividades turísticas (+12). A faturação estrangeira aumentou 19%, 18% e 14% nestas categorias, respetivamente.
Para Tiago Oom, chief commercial officer da Unicre e porta-voz do Reduniq Insights “esta performance positiva vem corroborar as estimativas de impacto económico de cerca de 80 milhões de euros e perto de 200 mil pessoas na assistência partilhadas pelo Turismo do Algarve e pelo Autódromo Internacional do Algarve (AIA) aquando da realização desta que é a segunda etapa do Campeonato do Mundo de Moto GP”.