Foram precisos 25 anos, mas o sonho de Mário Rocha ganhou forma: o Antarte Museum, um espaço museológico dedicado à marcenaria, profissão do seu pai, dos seus irmãos, e sua no arranque do seu percurso profissional, foi recentemente inaugurado e está aberto ao público com um acervo de mais de mil peças, entre ferramentas, máquinas e equipamentos, que remontam aos séculos XVIII e XIX, algumas das quais vieram da Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos..No plano dos negócios, o CEO da Antarte, empresa portuguesa de mobiliário de Rebordosa, Paredes, destaca a consolidação em Portugal, com a abertura de duas novas lojas, e o reforço da presença internacional, com a abertura de um showroom em Abu Dhabi, com um parceiro local. Um modelo que espera poder replicar, a breve prazo, na América Latina..Com a inauguração do museu, a empresa conclui o seu Antarte Center, um investimento de seis milhões de euros que fez aumentar o seu polo industrial de 11 para 19 mil metros quadrados. Além do espaço museológico, há uma galeria de arte onde estão expostas esculturas de Siza Vieira, um novo showroom, o Autóctone Parque, onde tem plantadas 26 espécies de árvores, e uma unidade fabril exclusivamente para estofos (de cadeiras e sofás), que se junta às já existentes de metalomecânica e mobiliário, aumentando a capacidade produtiva total. Crescer em novos mercados, mas também em Portugal, é o objetivo, admite Mário Rocha..“Com a pandemia, apostamos muito no digital, que veio alavancar a marca”, explica o empresário, dando conta que, perante a procura crescente dos portugueses, a Antarte tem procurado reforçar a presença no mercado nacional, que assegurou 82% dos 11,5 milhões de euros faturados no ano passado. Com 14 lojas no país, a Antarte planeia continuar a crescer, procurando chegar ao interior, à medida que a presença no litoral vai sendo assegurada. Em junho, abre uma loja em Leiria, até ao final do ano, ou princípio de 2025, abrirá em Évora. .A Antarte exporta os seus produtos para uma vintena de países, da Europa, Médio Oriente e África. Os Emirados Árabes Unidos revelaram-se uma boa surpresa, não tanto para venda direta ao consumidor, mas sobretudo para o segmento de hotelaria e de grandes contratos, como o fornecimento de mobiliário para um Aparthotel com 72 unidades. A marca, que tem uma flagship store no Dubai, prossegue negociações com o grupo que detém a Fly Emirates, tendo em vista uma parceria estratégica que permita equipar os VIP lounges da companhia com mobiliário Antarte. .África do Sul, Angola, Gana e São Tomé e Príncipe são países onde a marca conta já com lojas, sendo que a grande aposta, agora, através de parceiros locais, está orientada para a América Latina. “Vamos continuar atentos aos mercados mais emergentes e que nos dão garantias de boas parcerias, como está a acontecer na África do Sul, em Angola ou na Colômbia”, diz o empresário, que se mostra confiante quanto à evolução dos negócios. “Contrariando o mercado e o setor, que se prevê que tenha uma quebra de 7 a 8%, acredito que a Antarte possa, este ano, crescer entre 5 e 10%. O plano de negócios que temos prevê crescimentos de 10% ao ano e, por isso, precisamos de conquistar novos mercados”, frisa.