O serviço de 'streaming' de música Spotify foi oficialmente lançado hoje em Portugal e já está disponível online, depois de ter chegado a acordo com as maiores editoras no mercado nacional e também com as editoras "indie". . As Volvo e a TMN são os primeiros parceiros oficiais do lançamento e durante os próximos meses vão . fazer campanhas de promoção do serviço, que permite ouvir milhões de . músicas de forma gratuita e legal. . "Cada vez que lançam num país novo, os acordos são negociados 'a priori' para que tudo esteja acordado e devidamente legalizado", frisa fonte da empresa. . O catálogo tem 20 milhões de músicas e o serviço pode ser utilizado no . computador ou descarregado para smartphone, tablet, sistema de som com ligação à . internet e outros dispositivos compatíveis. . Aceda aqui ao Spotify para Portugal. . Entre os vários serviços de 'streaming' que estão disponíveis no mercado europeu, como o Deezer ou Rdio, o Spotify é sem dúvida o mais popular. Foi criado na Suécia há seis anos e conquistou uma fatia importante do mercado, mas demorou mais que o esperado a estar disponível em Portugal. . Para usar o serviço, basta pesquisar por artista, álbum ou canção e . carregar no "play". A componente social também está integrada, sendo possível explorar as . bibliotecas dos amigos, artistas ou celebridades com gostos . semelhantes (ou diferentes). Inclui ainda um . serviço de rádio, selecionável através do género música. . Veja o vídeo de lançamento em Portugal . De acordo com a empresa sueca, existem já vinte milhões de utilizadores no Spotify. O modelo de negócio do site é suportado em publicidade e em subscrições. A assinatura mensal custa 3,49 euros e permite uma utilização livre de anúncios e de compromissos. A assinatura 'premium' custa 6,99 euros por mês e além de não ter publicidade também permite descarregar a música que se quiser e ouvi-la offline. . "Unir . publicidade de áudio a publicidade visual não só é uma das . estratégias mais poderosas de marketing online como também uma das . formas mais utilizadas publicidade em Portugal e no resto da Europa", refere Yann Thebault, diretor geral da Spotify, no comunicado de lançamento do serviço. . O futuro da música não é vender canções . A contrapartida para os anunciantes, que sustentam o site, é que têm acesso privilegiado ao público-alvo e podem experimentar vários tipos de abordagem. Existe o formato áudio e digital (publicidade áudio sincronizada com o digital a funcionar em tempo . real); há uma . Interface de Programação de Aplicações, para criar campanhas usando o catálogo; existe ainda a Lightbox Spotify, que permite a utilização de conteúdo multimédia . (por exemplo, um vídeo, . áudio, passatempos ou publicitar uma publicação do Twitter); por fim, a página do publicitário, em que é possível deter um espaço próprio . no Spotify integrado na plataforma que dá ao anunciante a . oportunidade de criar campanhas mais longas. . "Os amantes da . música podem descobrir e partilhar música com amigos através da . grande sincronização que o Spotify tem com o Facebook. Quando os . utilizadores partilham conteúdo comercial, como uma playlist com . publicidade, isto naturalmente cria um efeito viral nas campanhas . de publicidade", refere ainda o comunicado.