
A Navigator vai aumentar os preços do papel 'tissue', usado para guardanapos, rolos de cozinha, papel higiénico e toalhas de mão, entre outros produtos, em 8% a 10%, a partir de maio. A medida, justificada com a necessidade de "mitigar o incremento dos custos de produção", vai aplicar-se a todos os mercados onde opera.
Em comunicado, a companhia dá conta que os clientes estão já a ser informados da alteração de preço, decidido "na sequência da inversão acelerada de ciclo que se acentuou desde o passado mês de agosto de 2023, altura em que se iniciou um aumento muito significativo dos custos produtivos, nomeadamente de pasta de papel, o principal fator de custo de produção de [papel] 'tissue'".
E especifica que o índice internacional de referência do preço da pasta (fibra curta) "subiu 65% desde agosto de 2023" e que, na semana passada, foi anunciado um novo preço da pasta para maio que "será o mais alto alguma vez verificado historicamente no setor", com um aumento adicional de 10% face aos valores atuais.
Esta é, garante a empresa liderada por António Redondo, uma medida "excecional", mas "imprescindível" para "garantir a sustentabilidade a longo prazo não só do seu modelo de negócio e equilíbrio financeiro como também da cadeia global de abastecimento".