
A Navigator lidera o ranking das empresas de Paper & Forestry com menor risco ESG (Ambiente, Social e Governança) para investidores, de acordo com o ESG Risk Rating 2024 da Sustainalytics, revela a empresa portuguesa em comunicado.
"Com uma pontuação de 11,6 neste ranking, a Navigator ocupa o 1º lugar da lista de 85 empresas globais que fazem parte do cluster de indústrias de Paper & Forestry e, igualmente, o 1º lugar no subconjunto de 63 das que integram o cluster Paper & Pulp, estando no top 5% entre mais de 16 200 empresas mundiais em todos os segmentos de atividade", lê-se na nota de imprensa.
Os ESG Risk Ratings da Sustainalytics medem a performance em sustentabilidade de uma empresa, avaliando a exposição aos riscos relacionados com fatores ambientais, sociais e de governança, bem como a forma como a empresa faz a sua gestão.
Em causa indicadores como governo societário, gestão das emissões de carbono, resíduos e efluentes, gestão da água, relações com as comunidades, produtos e serviços, capital humano, saúde e segurança no trabalho, uso da terra e biodiversidade.
"A avaliação e o bom posicionamento da Navigator neste ranking espelham o trabalho levado a cabo pela empresa, no sentido de integrar a sustentabilidade como prioridade no seu modelo de negócio, demonstrando a capacidade de antecipar e gerir os riscos ESG na condução das suas atividades. Em 2023, a Navigator já tinha sido classificada como empresa de baixo risco para investidores e reconhecida como uma ESG Industry Top Rated Company neste mesmo rating. Mas em 2024 melhorou de forma expressiva a pontuação e o seu posicionamento", sublinha a empresa liderada por António Redondo.