IAG acredita que TAP pode ter sucesso no grupo se “termos forem adequados”

Grupo que inclui a British Airways e Iberia congratulou-se com o lançamento da privatização da transportadora aérea.
IAG acredita que TAP pode ter sucesso no grupo se “termos forem adequados”
Publicado a

O International Airlines Group (IAG), que inclui a British Airways e Iberia, congratulou-se esta sexta-feira, 1 de agosto, com o lançamento da privatização da TAP e disse acreditar que a companhia poderá ter sucesso no grupo, se os termos do negócio “forem adequados”.

“Se os termos forem adequados, acreditamos que a TAP poderá ter sucesso enquanto parte do modelo distintivo e comprovado do IAG”, apontou um porta-voz do grupo, em comunicado sobre os resultados do primeiro semestre, congratulando-se com o anúncio do lançamento do processo de privatização da TAP.

O IAG, que inclui a British Airways, a Iberia, a Vueling, a Aer Lingus e a Level, reportou esta sexta-feira um lucro de 1,3 mil milhões de euros até junho, mais 43,8% face aos 905 milhões de euros do ano anterior.

IAG acredita que TAP pode ter sucesso no grupo se “termos forem adequados”
Privatização da TAP. Air France-KLM mantém interesse e continua a analisar “sentido financeiro” do negócio

O grupo considerou que a sua solidez financeira permite-lhe modernizar a frota, investir em aeronaves de nova geração e produtos essenciais, e liderar o setor na adoção do Combustível Sustentável para Aviação (SAF).

“O sucesso da Aer Lingus desde a sua integração na IAG em 2015 é um exemplo claro do que pode ser alcançado”, referiu o grupo, realçando que a companhia irlandesa “reforçou a sua marca e mais do que duplicou a sua capacidade de longo curso no ‘hub’ de Dublin”, contando agora com 20 destinos na América do Norte, comparando com apenas quatro antes da integração no grupo.

O processo de reprivatização da TAP foi formalmente iniciado em 10 de julho, com a aprovação, em Conselho de Ministros, do decreto-lei que define os termos da operação.

IAG acredita que TAP pode ter sucesso no grupo se “termos forem adequados”
Francisco Calheiros “Estou cético de que companhias de fora da Europa apareçam” para comprar a TAP

Numa primeira fase, o Estado prevê alienar, através de venda direta, até 49,9% do capital da transportadora aérea nacional, dos quais 5% destinados aos seus trabalhadores.

Além do IAG, também os outros dois grandes grupos de aviação europeu – Lufthansa e Air France-KLM, tinham manifestado interesse no negócio.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt