A Novartis quer a tecnologia e o ecossistema da Saúde a caminharem de mãos dadas. Para que isso aconteça, a farmacêutica lançou, em conjunto com a Deloitte Digital e a Beta-i, o Techcare, um programa que ambiciona promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas que respondam a necessidades do setor da saúde em Portugal..O Techcare tem como foco as áreas médicas da insuficiência cardíaca, psoríase, espondilartrites, asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, esclerose múltipla, patologias retinianas e oncologia. O objetivo do programa, explica a empresa em comunicado, é “reimaginar o futuro do ecossistema da saúde”..A ideia está lançada, mas agora é preciso pô-la em prática. Por isso, a farmacêutica diz estar à procura de startups experientes para as desafiar “a desenvolver ferramentas, soluções ou métodos que respondam a necessidades da Novartis e dos seus clientes e parceiros”..Há, neste momento, quatro desafios aos quais é preciso dar resposta. São eles a capacidade de “classificar doenças ao nível dos cuidados primários, permitindo o diagnóstico precoce”, “ajudar os doentes na identificação de sintomas e na gestão da doença”, demonstrar o impacto financeiro dos medicamentos, bem como o seu potencial clínico e retorno económico” e, por fim, “fortalecer a partilha de informação, conhecimentos, experiências e iniciativas entre profissionais de saúde, doentes e associações de doentes”..A fase de candidaturas vai estender-se até 15 de outubro. Depois disso, “as 10 melhores vão participar num bootcamp onde, durante uma semana, terão oportunidade de contactar com responsáveis da Novartis e de representantes de várias áreas no ecossistema da saúde”, ficando em aberto a possibilidade "da Novartis disponibilizar o apoio necessário para a concretização e viabilidade de um projeto”..“Acreditamos que o projeto [Techcare] é uma oportunidade para startups inovadoras apresentarem soluções disruptivas que criem valor no ecossistema da saúde. O digital é incontornável em todos os setores e o da saúde é talvez aquele em que a tecnologia tem um impacto direto e visível na vida das pessoas”, refere Bruno Costa Cabral, partner da Deloitte Digital.