
As contas são fáceis de fazer: mais turistas dispostos a pagar preços mais caros. O resultado da soma valerá, este ano, receitas históricas acima dos 27 mil milhões de euros ao turismo em Portugal, antecipando, desta forma, em três anos a meta que apenas se previa alcançar em 2027.
"A Estratégia Turismo 2027 tinha como objetivo atingir, nesse ano, os 27 mil milhões de euros. No último mês de agosto já estávamos com um crescimento 10% acima, o que significa que terminaremos 2024 com um valor superior aos 27 mil milhões de euros", garantiu esta quinta-feira, 03, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.
O novo recorde nos cofres do turismo do país irá representar mais um salto histórico nas contas relativamente a 2023. No ano passado, as receitas chegaram aos 25 mil milhões de euros, o que se traduziu num crescimento de 37% face a 2019 e de 18,5% em comparação com 2022.
Carlos Abade, que falava na conferência Construir o Turismo do Futuro, em Lisboa, destacou a habilidade do país na captação de mercados estratégicos de elevado poder de compra que têm permitido o avolumar das tesourarias.
"Durante muitos anos houve muita gente a fazer coisas boas em Portugal, o que resultou nesta antecipação dos objetivos do setor em três anos", elogiou.
Os principais indicadores do turismo vinham já a apontar para um ano ímpar. Entre janeiro e agosto, os estabelecimentos de alojamento turístico do país receberam 21 milhões de hóspedes (+5,1%) que foram responsáveis por 55 milhões de dormidas (+4,1%), de acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatítica. Também os preços por noite avançaram 7%.
Arranjou hoje a primeira de sete conferências organizadas pelo Turismo de Portugal com o objetivo de desenhar a Estratégia Turismo 2035, que irá suceder à Estratégia Turismo 2027. A cada década o organismo público desenha os eixos de atuação, traça metas e define objetivos para o futuro do setor. O ciclo de conferências Construir o Turismo do Futuro conta com a participação de vários agentes do setor e irá decorrer nas sete regiões do país.