Nunca como agora os territórios foram tão determinantes para o futuro da nossa economia e sociedade. Os Açores são o exemplo de um território que aposta no futuro de forma aberta e participada e faz um compromisso inteligente entre a tradição da sua história e a aposta na inovação. A partir das suas belíssimas nove ilhas, este território de uma beleza inigualável abre-se ao mundo e faz da sua identidade, assente na terra, no mar, nas suas gentes, nas suas tradições, na sua permanente dinâmica em criar mais e melhor valor, uma referência a nível nacional e mundial. O arquipélado dos Açores é uma marca com sentido estratégico, que tem a capacidade única de mobilizar pessoas e instituições para esse grande desafio do futuro que temos pela frente.
Num tempo em que é preciso acelerar a mudança de modelo socioeconómico do País, no quadro duma globalização competitiva exigente, os Açores têm sabido fazer o seu trabalho de casa. Este território passou a ter cada vez mais uma nova centralidade estratégica e passaram a ser múltiplos os desafios que se lhe colocam. Este é o tempo em que importa reforçar a aposta na captação de investimento estratégico e na atração e fixação de talentos capazes de gerar inovação e valor. A articulação inteligente entre os poderes públicos e as atores do conhecimento - empresas, universidades e centros de competência - será a chave para esta tão desejada mudança.
Os Açores protagonizam uma agenda para o futuro. Empreendedorismo e sustentabilidade são palavras-chave numa ação para a mudança assente em operadores de modernidade que têm reforçado verdadeiramente as redes de cooperação inteligente partir das competências locais. O papel ativo da Universidade, que, com a sua dinâmica, tem sabido atrair cada vez mais estudantes para o arquipélago, a promoção do espírito start up, protagonizada pelo Nonagon e outros centros de competência, o papel acelerador de projetos na área espacial e do mar, entre outras, têm sido essenciais para a consolidação de uma marca onde o eco e o digital asseguram um compromisso inteligente entre a tradição e a inovação.
Também a aposta na ligação ao mundo, através da diáspora, é uma marca nesta agenda. Serão cada vez mais estas redes inovadoras a mobilizar empresas e centros de conhecimento para o desenvolvimento de parcerias centradas em várias áreas temáticas de futuro - aqui as plataformas inteligentes como os clusters e os parques de ciência e tecnologia farão a diferença, reforçando as ações concretas de partilha de saber e de valor. O exemplo de sucesso com os EUA é já uma referência com muitos anos, mas são cada vez mais as oportunidades de parceria estratégica que se desenham no quadro europeu e de outras redes inovadoras desafiantes.
Os Açores são um território aberto que sabe integrar de forma positiva os seus cidadãos e valorizar as suas instituições e as suas marcas. Um espaço público onde se vive em cada momento presente a ambição de um futuro que se constrói com a participação de todos e onde se inventam novos conceitos de cooperação nas diferentes áreas da intervenção cívica. Com a iniciativa em desenvolvimento de dinamização estratégica e participada da sua Marca, os Açores estão a criar as pontes certas e adequadas para fazer da sua comunidade uma verdadeira plataforma de inteligência coletiva e inovação aberta onde vale a pena estar e apostar.