O preço da publicidade

O que é importante perceber é o motivo pelo qual os consumidores desenvolvem subterfúgios para evitar publicidade.
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Um estudo recente divulgado pela Techdirt, para os Estados Unidos, afirma que a publicidade é responsável por pouco menos de metade dos dados de banda larga móvel consumidos em smartphones. Este consumo é feito por todos os formatos, sendo o vídeo, tendência em crescimento na comunicação das marcas, aquele que consome mais dados.

Para protegerem as suas carteiras, no exemplo concreto dos smartphones, um número importante de utilizadores recorre a soluções de ad-blocking, que previne a publicidade de ser veiculada. Por sua vez, e em resposta a este movimento, os produtores dos conteúdos, financiados em larga escala pela publicidade, desenvolveram propostas que visam sensibilizar o utilizador a aceitar publicidade em alternativa à subscrição de conteúdos.

Na perspetiva dos anunciantes, que ficam limitados nesta comunicação, foi feito um esforço para tornar a publicidade mais leve, menos intrusiva, mais relevante e oportuna. Este esforço apenas é possível com o apoio dos publishers, que devem limitar a quantidade de anúncios nas suas páginas e promover uma melhor visibilidade dos mesmos. É interessante perceber que a percentagem de indivíduos com opinião negativa de formatos intrusivos sobe de 10% para 70% nos dispositivos móveis.

Existe um pressuposto na discussão deste assunto que é o de que os consumidores não gostam de publicidade, se puderem saltam os anúncios e se clicam é por engano. Contudo, um estudo da publicidade em plataformas de gaming concluiu que esta melhorava a experiência de jogo. Um estudo de 2017 concluiu que 91% dos cidadãos europeus queriam receber publicidade direcionada aos seus interesses. O mesmo estudo atribuiu 61% de fator de influência à publicidade em televisão e 43% à publicidade online.

A publicidade permite aos consumidores conhecerem as marcas e as suas ofertas, e quando bem direcionada apresenta uma proposta de valor em seu benefício. O que é importante perceber é o motivo pelo qual os consumidores desenvolvem subterfúgios para evitar publicidade. As respostas são simples e conhecidas: deve existir um equilíbrio entre conteúdo e publicidade; a publicidade deve entreter e informar; deve aproveitar as vantagens tecnológicas das plataformas digitais; e o custo para o consumidor deve ser imputado à venda e não ao anúncio.

Managing Director da OMD

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