
A Obramat, distribuidora espanhola de materiais de construção e remodelação, estreou-se em Portugal com a abertura de um armazém em Alfragide, o maior da empresa. O espaço tem uma área de venda superior a 9000 metros quadrados (m2) e uma área logística de 7000 m2. Segundo Luís Filipe, diretor da nova unidade, a chegada da Obramat ao país “implicou um investimento de, aproximadamente, 18 milhões de euros”. É uma aposta para “tornar-se líder ibérica no setor”, revela.
O armazém, onde trabalham cerca de 200 pessoas, dispõe de mais de 20.000 referências em stock. Luís Filipe garante que a oferta, que contempla marcas líderes, integra todos os materiais e ferramentas que um profissional ou particular necessita para o seu projeto e ao preço mais baixo da região, incluindo IVA. Como frisa, “o tempo é essencial para os clientes e é por isso que criámos um sistema de compras flexível, com stock sempre disponível, horários alargados e ininterruptos, caixas rápidas e áreas de carregamento de grande volume”. Se o cliente preferir, há a possibilidade de levar o material ao local de obra.
Em 2006, a Obramat chegou a Espanha e hoje responde por uma rede de 37 armazéns que cobrem de norte a sul todo o território do país vizinho. O objetivo é continuar a crescer. Segundo Luís Filipe, a distribuidora de materiais de construção do grupo Adeo (detém a Leroy Merlin) “tem um ambicioso plano de expansão tanto em Portugal como em Espanha”. O responsável não desvenda os projetos de futuro, apenas que a empresa “mantém um firme compromisso com o seu desenvolvimento, garantindo que cada nova inauguração gera um impacto positivo” nas dimensões social, económica e ambiental.
Segundo Luís Filipe, a Obramat promove empregos estáveis, fomenta a formação e o desenvolvimento dos colaboradores, e realiza atividades sociais de apoio às pessoas e organizações do território onde se insere. Nessa filosofia de proximidade, fechou 65 acordos com fornecedores locais. Para minimizar o impacto da operação, procura assegurar eficiência energética nos seus espaços, assim como a redução de resíduos.
Em Espanha, onde já conta 19 anos de atividade, a Obramat “consolidou-se como uma empresa-chave na transformação do panorama da construção e da remodelação”, frisa o responsável, sem no entanto revelar volume de vendas. Na sua opinião, o sucesso da marca deve-se à “assistência imediata e aconselhamento profissional” que dispõe em cada loja. Neste momento, emprega mais de 6400 colaboradores na Península Ibérica.
Luís Filipe realça ainda que a dimensão da Obramat, como parte integrante do grupo Adeo, líder europeu no setor da habitação, “fortalece a nossa capacidade de gerar riqueza e contribuir para o desenvolvimento nas regiões onde operamos” e isso demonstra “a solidez do nosso projeto”. Na Península Ibérica, o grupo Adeo detém as marcas Leroy Merlin e Obramat, mas o seu portefólio a nível mundial integra também insígnias como a Weldon, Kbane, Bricocenter, entre outras. A Adeo está presente em 13 mercados, com especial incidência na Europa.