OPA da portuguesa Bondalti não foi solicitada nem acordada

A Bondalti, que faz parte do Grupo José de Mello, está em Espanha há mais de 20 anos, onde emprega mais de 200 pessoas. Diz que manterá os postos de trabalho da Ercros, a sede da empresa em Barcelona e a presença nas regiões autónomas em que opera - Catalunha, Comunidade Valenciana, Aragão e Madrid.
OPA da portuguesa Bondalti não foi solicitada nem acordada
Publicado a

A empresa química espanhola Ercros disse, nesta quinta-feira, que a oferta pública da portuguesa Bondalti para aquisição de 100% do seu capital não foi solicitada nem acordada previamente entre as duas partes.

"O Conselho de Administração da Ercros não tinha conhecimento prévio da Oferta e, portanto, trata-se de uma Oferta não solicitada nem acordada previamente", informou a empresa espanhola num comunicado que enviou hoje à Comissão Nacional do Mercado de Valores de Espanha.

O grupo espanhol acrescentou que o Conselho de Administração “pronunciar-se-á no devido momento sobre a Oferta, quando for autorizada pela Comissão Nacional do Mercado de Valores.

Segundo o mesmo comunicado, o Conselho de Administração está num processo de nomeação de um assessor financeiro e de um assessor legal, para apoio durante o processo da Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela Bondalti, "no melhor cumprimento dos seus deveres e a salvaguarda dos interesses dos acionistas da sociedade".

A empresa garante ainda que tanto o Conselho de Administração como a equipa de diretores "continuarão a gerir os negócios da sociedade diligentemente no decorrer regular da sua atividade, zelando pelo interesse social e com pleno respeito das obrigações” definidas pela lei.

A empresa química portuguesa Bondalti lançou na terça-feira uma OPA sobre 100% das ações da Ercros, num valor que ronda os 329 milhões de euros.

Em comunicado, a Bondalti explicou que o sucesso desta operação “dará origem a um grupo com a dimensão e as capacidades técnicas necessárias para competir com os principais intervenientes do setor”, investindo em “inovação contínua e sustentabilidade”.

A Ercros é um grupo industrial, líder em Espanha, especializado na produção e venda de produtos químicos.

A empresa emprega 1.350 pessoas e tem três áreas de atividade: a divisão de cloro, a divisão de produtos químicos e a divisão farmacêutica.

Em 2023, a Ercros atingiu uma faturação de cerca de 750 milhões de euros e lucros de 27,5 milhões.

A Bondalti disse que manterá os postos de trabalho da Ercros, a sede da empresa em Barcelona e a presença nas regiões autónomas em que opera - Catalunha, Comunidade Valenciana, Aragão e Madrid.

A oferta está condicionada “à aceitação de mais de 75% do capital e à obtenção de todas as aprovações regulamentares e governamentais relevantes”, segundo a Bondalti.

A Bondalti, que faz parte do Grupo José de Mello, está em Espanha há mais de 20 anos, onde emprega mais de 200 pessoas.

Atualmente, tem duas unidades produtivas em Espanha, em Torrelavega (Cantábria) e em Alfaro (La Rioja), assim como um centro logístico em Vigo, além de quatro escritórios em Barcelona, Madrid, Pontevedra e Logronho.

A empresa química portuguesa tem duas linhas de negócio principais: produtos químicos e tratamento e reutilização de águas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt