Já todos teremos certamente ouvido a frase "uma experiência positiva é transmitida a três pessoas" e uma negativa, a "dez". Agora, um estudo realizado pela trnd AG junto de 30 mil inquiridos chegou à conclusão que 89% das pessoas recordam sobretudo as boas experiências e apenas 7% recordam as negativas. Isto, apesar de uma experiência negativa ser transmitida a 8,25 pessoas e uma positiva ser transmitida a 7,44 pessoas. . Refere o mesmo estudo desenvolvido em colaboração com a ESCP Europe Business School (Berlim) que o passa-palavra negativo está especialmente presente nos setores de transportes (19,8%) e telecomunicações (10,5%). A razão? Porque o passa-palavra que mais perdura cria-se através das experiências reais e próprias (83%) com o produto ou serviço. Sobretudo, da parte de amigos (55%), seguindo-se os colegas de trabalho (18%) e familiares (16%). . "É normal que, numa fase inicial, os profissionais de marketing esperem ou temam ter um passa-palavra negativo. O nosso estudo demonstra que a preocupação que se possa ter relativamente a comentários negativos feitos por parte dos clientes não é justificada. Os consumidores estão mais interessados em saber as boas notícias e, além disso, gostam de partilhá-las com outras pessoas", explica Martin Oetting, diretor do estudo.