O balanço dos três anos de presença em Portugal foi apresentado, esta quinta-feira, por Miguel Fernandes, diretor de vendas da PayPal em Portugal, e num encontro com jornalistas. "O objetivo era ajudar Portugal a desenvolver o e-commerce através do PayPal, ajudando as marcas a chegar a mais de 165 milhões de utilizadores em todo o mundo", explicou o responsável..Três anos depois de ter estabelecido uma equipa em Portugal, a PayPal conta, no seu portefolio, com 70% das empresas portuguesas que vendem online, a maioria das quais PME e exportadoras. Mas conta também como nomes como os da TAP, Sonae, Modalfa ou a Farfetch.."O que fizemos foi alertar as marcas que havia um grande potencial no país. Muitos portugueses recorriam ao PayPal para comprar fora de Portugal", recordou Miguel Fernandes..E o objetivo, diz o responsável, está a ser cumprido. "Em média, dependendo do tipo de negócio, as vendas de uma loja aumentam entre 10% e 20% quando passa a usar o PayPal", revela o responsável. Isto porque a empresa não só facilita o processo de compra, otimizando os sites dos comerciantes, como fornece informação analítica sobre os consumidores de cada país, ajudando na internacionalização dos comerciantes..A contribuir para o aumento da base de consumidores em Portugal esteve também a crise, que foi "uma grande oportunidade para as empresas online", já que "o consumidor passou a ser mais racional e menos emocional", explicou Miguel Fernandes..Para este ano, em Portugal, o sector do turismo será uma das apostas mais fortes da empresa, que pretende desenvolver soluções que facilitem as reservas e pagamentos nas unidades hoteleiras. Já para os próximos três anos, o objetivo passa por voltar a duplicar o número de utilizadores ativos.