Porto do Funchal recebe quase 600 mil passageiros e destrona Lisboa da liderança

Na passagem de ano, o Porto do Funchal bateu um recorde, contabilizando 13 escalas de navios de cruzeiros e mais de 26 mil passageiros e tripulantes.
Publicado a

O Porto do Funchal recebeu, no ano passado, 593.667 passageiros de cruzeiro, um aumento de 10% face a 2018 (537.851), reassumindo o lugar de primeiro porto nacional no que toca ao movimento de passageiros, revelou a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM). O número de escalas ascendeu a 293.

Em 2018, o Porto de Lisboa registou o maior número de turistas em navios de lazer a nível nacional (577.603), mas já em 2019 viu esse movimento cair 1% para 571.259 passageiros.

Para Paula Cabaço, presidente da APRAM, este retomar da liderança significa "a confirmação da importância que a Madeira tem no corredor atlântico", recordando que os portos do arquipélago português, das Canárias e Cabo Verde trabalham já há uns anos em parceria, sob a marca "Cruise in the Atlantic Island, e isso "tem sido uma mais-valia".

Na passagem de ano - época alta no turismo na Madeira - o Porto do Funchal contabilizou 13 escalas de navios de cruzeiros e mais de 26 mil passageiros e tripulantes, um recorde para a estrutura. Depois deste feito, "saber que voltámos a ser o primeiro porto nacional ao nível de passageiros foi a cereja no topo do bolo", sublinha Paula Cabaço.

No ano passado, o porto foi abrigo por uma noite de 60 navios e 16 optaram por ficar duas noites, tendo as pernoitas representado mais de 26% dos movimentos registados. Para Paula Cabaço, o Porto do Funchal continua a ser uma "âncora" para os cruzeiros e defende que "é um destino que pode definir a opção por um percurso".

Turnaround cresce 32%

O número de passageiros embarcados e desembarcados (turnaround) no Porto do Funchal cresceu 32% em 2019, totalizando 6.049. Segundo o Outlook Report 2020 da CLIA, a maior associação mundial de operadores de navios de cruzeiro, um passageiro antes de embarcar gasta em média 339 euros. Em escala, o valor ronda os 91 euros.

Já o Porto de Porto Santo recebeu 3.616 passageiros de cruzeiros em 2019, um crescimento de 14%, num total de sete escalas. Entre embarcados e desembarcados, contabilizou 15 turistas, contra os três de 2018.

Paula Cabaço prevê que o Porto do Funchal mantenha este ano a tendência de crescimento, mas não revela dados. Já para o Porto Santo, a responsável adianta que estão já confirmadas 16 escalas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt