Portugal e Espanha vão criar uma plataforma conjunta para o desenvolvimento de veículos elétricos. Este é um dos compromissos assumido pelos dos países depois da 32.ª Cimeira Ibérica, que decorreu esta quinta-feira na cidade espanhola de Trujillo.
Através do cluster ibérico do veículo ibérico, Portugal e Espanha pretendem desenvolver projetos industriais integrados, contribuir para a "interoperabilidade da infraestrutura de pontos de carregamento elétrico", desenhar um programa para a mineração de lítio e estabelecer uma plataforma de colaboração em atividades de inovação e desenvolvimento.
Também nesta área, os dois países pretendem apostar em projetos de hidrogénio verde e instalar, na província espanhola de Cáceres, um centro ibérico de investigação de energias sustentáveis, de acordo com a declaração conjunta divulgada depois da cimeira.
Portugal e Espanha também vão desenvolver projetos conjuntos nas áreas da inteligência artificial, cibersegurança e dos dados.
Na área da energia, os governos ibéricos querem apostar em soluções de autoconsumo, em comunidades energéticas locais e ainda "prevenir o aumento das desigualdades".