
Portugal volta a ter um lugar de destaque nos rankings de formação para executivos do Financial Times, com cinco escolas de negócios a marcarem presença entre as 90 melhores do mundo. Nova SBE, Católica Lisbon, ISEG, ISCTE e Porto Business School são as distinguidas.
A Nova SBE voltou a reforçar a liderança nacional em 2024, subindo três lugares para a 13ª posição mundial no ranking dos Programas Customizados (desenvolvidos para responder às necessidades de cada empresa/cliente). No entanto, na lista das melhores ao nível dos Programas Abertos (pós-graduações e formações para executivos) desceu 12 posições para a 41ª.
Nos programas para empresas, os dados de 2024 da análise do Financial Times colocam a Católica Lisbon no top 30 mundial, com uma queda de nove lugares face à edição do ano anterior. Já nos programas de inscrição aberta, esta escola ocupa agora a 42ª posição, devido à queda face à 39ª ocupada em 2023.
No ranking das soluções customizadas para empresas, o ISEG registou uma subida de 13 posições e a reentrada no top 3 das universidades portuguesas. O instituto ocupa agora o 39º lugar, de um universo total de 90 instituições avaliadas. Na lista de Programas Abertos, que integra 80 escolas, o ISEG registou uma subida de dois lugares em relação ao ano anterior, ascendendo à 57ª posição.
O ISCTE atingiu o 45º lugar, com a subida de 16 posições, no que se refere às formações desenhadas para clientes empresariais e o 64º (subiu quatro) na lista das melhores escolas ao nível das pós-graduações e formação para executivos. A Porto Business School alcançou a 44ª posição (menos duas) na categoria Programas Abertos e a 47ª nos Customizados, com a queda de um lugar.
O ranking das escolas com melhores cursos de formação para executivos no mundo é liderado pela INSEAD, seguindo-se a IESE e em terceiro lugar o IMD, todas com polos de ensino em vários países. No que toca aos Programas Abertos, a HEC é líder, a IESE apresenta-se no segundo lugar do pódio, que é fechado pela espanhola ESADE.
ResponderEncaminhar |