Praticamente metade dos consumidores portugueses tem o hábito de realizar pesquisas online sobre os produtos que pretende adquirir antes de se deslocarem a uma loja física para realizar a compra. E menos de um terço dos consumidores ainda vai às lojas ver o produto desejado antes de decidir se o compra ou não.
A conclusão é da primeira vaga do Barómetro E-Commerce da Marktest, segundo o qual 47,5% faz pesquisas online sobre os produtos e apenas 31% vai às lojas vê-los antes de os adquirir.
Ora, estes hábitos verificam-se numa altura em que 83,7% dos consumidores portugueses, que fazem compras online, assumem o hábito de fazer pesquisas em sites de e-commerce antes de acabarem por decidir comprar os produtos em lojas físicas. Os produtos de vestuário, calçado e artigos de moda são os mais adquiridos (37%) por quem compra online.
Já a visita a lojas para ver produtos antes de optar por comprá-los em sites é assumida por 56,1% dos inquiridos que costumam fazer compras online.
A primeira vaga deste bareme constata que os compradores de bilhetes para espetáculos ou eventos desportivos (20%), de viagens ou reservas de alojamentos (18,7%) e de livros (18,4%) são os que admitem que irão comprar mais este tipo de produtos através de suportes digitais nos próximos tempos.
No plano oposto, os consumidores que menos recorrem ao comércio eletrónico são os compradores de eletrodomésticos (22,4%), de jogos eletrónicos (20,8%) e de telemóveis ou acessórios (19,3%) que admitem reduzir estas compras online.
A segunda vaga do Barómetro E-Commerce da Marktest será disponibilizada em janeiro de 2022.