
A Nestlé Portugal anunciou esta terça-feira ter atingido um volume de negócios de 711 milhões de euros em 2023, ano do centenário da filial nacional. O valor representa um crescimento de 5,5% face ao ano de 2022.
Em comunicado, a empresa realça que o crescimento do volume de negócios foi impulsionado pelas vendas locais, que subiram 7,5% face ao ano anterior, bem como das exportações de produtos, que ascenderam a 134 milhões de euros (59% do total da produção em Portugal), "a partir das duas fábricas em Avanca e Porto".
O crescimento do negócio em Portugal também beneficiou de investimentos aplicados pela Nestlé. "O total de investimento foi de 72 milhões de euros, sendo 51 milhões dedicados ao apoio às atividades marketing e de comunicação e 21 milhões foram alocados a operações", realça a empresa.
No final de 2023, a Nestlé detinha uma quota de mercado de 32% em Portugal, com a empresa a sublinhas que o aumento do investimento foi uma decisão estratégica "com o objetivo de reforçar a competitividade e voltar a aumentar a sua quota de mercado em 2024", tendo em conta o "ambiente inflacionário" que determinou que as marcas de distribuição crescessem "a um ritmo mais rápido do que os fabricantes".
Para a diretora-geral da Nestlé Portugal, Anna Lenz, os resultados do último ano "permitem manter uma forte posição competitiva no mercado".
A Nestlé Portugal encerrou 2023 com 2 594 colaboradores (mais 110 face a 2022). Destes, 750 trabalham no centro de serviços partilhados e no Nespresso Supply Chain Hub, dois ramos do negócio que firma a relevância da subsidiária no mapa global da multinacional de origem suíça
Em 2023, a empresa supriu "mais de 60% das suas necessidades totais de matérias-primas, materiais de embalagem e serviços" junto de fornecedores portugueses, de acordo com o mesmo comunicado, cuja lista inclui "mais de 900 empresas nacionais".