Reclamações penalizam TAP e SATA no ranking da AirHelp

A AirHelp lançou, esta segunda-feira, o ranking mundial das companhias aéreas e dos aeroportos e Portugal não ficou fora da lista.
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O tempo de processamento das reclamações prejudicou as pontuações das companhias aéreas TAP e SATA no mais recente ranking da empresa especializada na defesa dos passageiros aéreos, a AirHelp. A TAP caiu do 42º para o 51º lugar, no entanto melhorou a classificação global, passando de 7 para 7,2 pontos. "A nível europeu a TAP está no 35º lugar, o que é uma posição bastante boa, tendo em conta a dimensão da companhia portuguesa em relação às outras da lista. Mesmo descendo no ranking, a nível global melhorou porque apesar de levar muito tempo a analisar as reclamações, melhorou a pontualidade e a qualidade do serviço", explica ao Dinheiro Vivo, Bernardo Pinto, responsável de Portugal e Brasil da AirHelp. No que diz respeito à pontualidade a TAP registou uma subida de 6,4 para 7,8 pontos, no parâmetro da qualidade e serviço a companhia manteve o mesmo valor (6) e no tratamento de reclamações registou uma descida de 8,5 para 7,85.

Já a SATA, na 75.ª posição, melhorou a pontualidade (passando de 7,2 para 7,8) e manteve a qualidade e serviço (6). No entanto, desceu em termos de classificação e de pontuação final, tendo passado de 6,6 para 5,7 pontos. Este recuo deveu-se principalmente ao tratamento de reclamações, que caiu de 6,6 para 3,3. Apesar de não divulgar dados concretos sobre o tempo que cada companhia demora a processar os pedidos, a AirHelp indica que existe um grande desfasamento entre as primeiras e as últimas da lista. "As empresas que estão no top 5 resolvem as reclamações entre um a duas semanas. As que estão mais abaixo podem ir de três meses a um ano", indica Bernardo Pinto.

Já o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é o único aeroporto português, entre 76 aeroportos, a contar na lista. Na 57.ª posição, verifica-se que a pontualidade é o parâmetro com a pontuação mais elevada (7,4), seguindo-se a análise de redes sociais (6,5) e a qualidade e serviço (6). "Só 4% de todos os voos no aeroporto de Lisboa é que foram cancelados ou sofreram atrasos de mais de três horas. Tem um serviço muito bom e acredito que vai subir no ranking nas próximas temporadas", sublinha o responsável, que acrescenta ainda que espera a entrada do Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, nas próximas avaliações. "Não entrou agora por falta de dados". Este foi também a primeira vez que a AirHelp divulgou um ranking dos melhores aeroportos do mundo.

TAP não reconhece credibilidade ao estudo da AirHelp

Contactada pelo Dinheiro Vivo, fonte da TAP refere que a companhia aérea portuguesa não reconhece qualquer credibilidade aos rankings da AirHelp. "O que é a AirHelp? É uma companhia que leva entre a 25% a 50% de comissão para tratar das indemnizações dos clientes. É um negócio. E nós nem o recomendamos porque o cliente que tiver direito à compensação vai levá-la com AirHelp ou sem AirHelp. Para nós estes rankings são mera publicidade, sem qualquer credibilidade, porque nem sequer têm acesso a todos os dados. A AirHelp não é nenhum órgão governamental ou institucional por isso a TAP não lhe reconhece qualquer credibilidade".

Os critérios do ranking da AirHelp baseiam-se na qualidade e serviço, na pontualidade, no tratamento de reclamações e na análise de redes sociais. "O ranking da AirHelp é um estudo independente que quer sobretudo ajudar as companhias, os aeroportos e também os clientes a melhorar", assegura Bernardo Pinto. No primeiro lugar do ranking das companhias surge a Singapure Airlines com uma pontuação final de 8,73 pontos. Quanto aos aeroportos, é também o de Singapura o primeiro da lista.

Confira na galeria, as dez melhores e dez piores companhias do ranking.

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