Riqueza gerada pelo Lidl atinge os 23 mil milhões de euros nos últimos nove anos

Estudo sobre o impacto socioeconómico revela a contribuição da cadeia de distribuição de origem alemã, entre 2014 e 2023, para o Produto Interno Bruto nacional.
Riqueza gerada pelo Lidl atinge os 23 mil milhões de euros nos últimos nove anos
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No ano passado o Lidl, presente no mercado nacional há 29 anos e com 280 lojas espalhadas pelo país, gerou mais de três mil milhões de euros para a economia nacional. Este foi o valor divulgado pela cadeia de distribuição e que consta no Estudo de Impacto Socioeconómico, realizado pela consultora Forvis Mazars. Feitas as contas, desde o primeiro ano de análise do estudo - 2014 - o Lidl já contribuiu com quase 23 mil milhões de euros para a economia nacional, de forma direta, indireta e induzida. 

Feitas as contas, e só no ano passado, a contribuição económica total do Lidl para o país representou 1,2 do PIB português, segundo o estudo da Forvis Mazars.

Para a obtenção deste resultado, destacam-se a importância das marcas próprias. Como referiu a cadeia de distribuição, estas fazem parte da sua estratégia de atuação e são um dos pilares do modelo de negócio do Lidl. E os números são elucidativos: cerca de 50% dos produtos de marca própria do sortido permanente do Lidl Portugal são provenientes de fornecedores portugueses.

Os dados recolhidos pela Forvis Mazars indicam que as marcas próprias do Lidl, de uma forma direta, indireta e induzida geraram uma riqueza de quase mil milhões de euros para o país só no último ano. O que representa aproximadamente um terço do impacto económico de toda a atividade do Lidl em Portugal em 2023. Dito de outra forma, por cada euro investido na cadeia de abastecimento de parceiros de marca própria do Lidl, foram gerados na economia portuguesa 1,84 euros.

Há um outro dado importante e que demonstra a aposta do Lidl nas suas marcas próprias: a cadeia de distribuição investe de forma contínua em algo que representa cerca de 80% do seu sortido. Investimento que, segundo o Lidl, é feito tendo em conta as tendências de mercado e a constante preocupação de certificação dos seus artigos, privilegiando sempre que possível os produtos nacionais, como garantia de qualidade e num claro compromisso com os produtores locais. O resultado, acrescenta a cadeia de distribuição, é que, no ano passado, cerca de metade dos produtos destas marcas no sortido permanente da insígnia, foram provenientes de fornecedores portugueses.

Uma estratégia que se reflete nas palavras de Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl Portugal: “Os resultados deste estudo refletem, para além do contributo significativo da nossa atividade global para o país no ano de 2023, o importante impacto das nossas marcas próprias na economia nacional.
Mas o impacto das marcas próprias do Lidl não se limita à questão financeira. Há que também ter em conta o seu impacto (significativo) na geração de emprego. Os números indicam que a contribuição das marcas próprias, de forma direta, indireta e induzida, se situou em quase 24 mil novos postos de trabalho no país. O Lidl afirma mesmo que, em 2023, a sua atividade em Portugal contribuiu de forma direta e indireta para a geração e manutenção de 84 136 postos de trabalho. Adicionalmente, por cada posto de trabalho gerado pelo Lidl foram criados ou mantidos 10,4 novos empregos no país. Uma preocupação já recorrente do Lidl e que leva Bruno Pereira a afirmar que “ficamos muito satisfeitos por poder contribuir quer para o estímulo à produção nacional e promoção dos produtos portugueses, quer para a criação de emprego, afirmando o nosso compromisso com Portugal”. 

Agricultura é quem mais beneficia
O top três dos setores produtivos mais impactados pelas marcas próprias, quer a nível de geração de riqueza para o país, quer a nível de geração de emprego, e segundo os dados recolhidos pelo estudo, foram os “Produtos da agricultura, caça e serviços relacionados”, “Produtos alimentares” e “Produtos da pesca”.

Sobre o estudo e os valores apresentados, Pedro Silva, Head of Consulting da Forvis Mazars, refletiu que “o Lidl demonstrou uma vez mais a sua importância em Portugal na criação de riqueza (1,2% do PIB nacional) e na geração e manutenção de emprego (mais de 84 mil postos de trabalho), através do impacto direto da sua atividade, mas também por via do impacto indireto e induzido nos diversos setores de atividade”. O executivo acrescenta ainda que a atividade da marca própria do Lidl, que direta e indiretamente foi responsável por mais de 30% dos resultados alcançados. 

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