Sabe de onde vêm os nomes da mobília do IKEA?

Conheça as regras e aprenda a dizer o nome da marca.
Publicado a

A curiosa nomenclatura faz parte da tradição do IKEA. Não só os clientes se debatem com a forma certa de dizer o nome da marca, como se divertem com os títulos estranhos das peças, com uma acentuação à qual muitos não estão habituados.

Se quiser dizer IKEA de forma correta, à sueco, diga I - KÊ - A, com o A praticamente mudo. O nome é um acrónimo de Ingvar Kamprad Elmtaryd Agunnaryd, sendo que Ingvar Kamprad é o nome do fundador (que fez nascer a empresa quando tinha apenas 17 anos, em 1943), Elmtaryd é a quinta onde ele cresceu e Agunnaryd a sua cidade natal.

Quanto à nomenclatura do mobiliário, também tem a sua história. O fundador, por ser disléxico, quis evitar ter que lidar com números. Por isso, todos os produtos têm nomes relacionados com elementos da cultura escandinava. O mais comum é ter ítens cujo nome vem de algum lugar da Suécia. E por uma questão de facilidade de gestão do negócio, os nomes das peças são iguais em todos os mercados onde a empresa está presente.

Ainda assim, há regras específicas para cada tipologia. Fique a conhecer como são atribuídos os nomes dos doze mil produtos do IKEA na galeria de imagens.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt