Salário base médio da função pública sobe 5,5% em outubro para 1657,8 euros

A subida resulta do efeito conjugado da entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios, explica a DGAEP.
António Costa, Ana Catarina Mendes e Fernando Medina. Fotografia: Leonardo Negrão / Global Imagens
António Costa, Ana Catarina Mendes e Fernando Medina. Fotografia: Leonardo Negrão / Global ImagensLeonardo Negrão / Global Imagens
Publicado a

A remuneração base média mensal na Administração Pública era de 1657,8 euros em outubro, valor que traduz uma subida homóloga de 5,5%, segundo as estatísticas divulgadas pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

"Em outubro de 2023, o valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores a tempo completo no setor das administrações públicas situava-se em 1657,8 euros, correspondendo a uma variação global média de +0,4% face ao mês de referência do trimestre precedente (julho 2023), e a uma variação homóloga de +5,5%", refere a Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP) elaborada pela DGAEP, divulgada esta quarta-feira.

Esta subida resulta do efeito conjugado da entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios, das medidas de valorização remuneratória aprovadas para os trabalhadores em funções públicas e da atualização do valor do salário mínimo nacional de para 760 euros e do valor base da remuneração na administração pública para 769,20 euros.

Já o ganho médio mensal estimado para outubro é de 1968,6 euros, correspondendo a uma variação global de +0,7%, face ao trimestre anterior, e a uma variação homóloga de +6,5%.

"A variação homóloga resulta do aumento da remuneração base média mensal e das restantes componentes do ganho, como subsídios e suplementos regulares e pagamentos por horas suplementares ou extraordinárias", adianta a DGAEP.

A SIEP indica ainda que no final de 2023 havia 78 336 contratos a termo na administração pública, o que traduz uma subida de 6714 destes contratos face ao terceiro trimestre do ano passado, mas uma diminuição de 4583 face ao trimestre homólogo de 2022.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt