Santander com lucros de 6059 milhões de euros no primeiro semestre

Receitas do grupo espanhol atingiram recorde de 31 050 milhões de euros, num período em que captou mais quatro milhões de clientes..
O grupo espanhol marca presença em Portugal com a marca Santander Totta.
O grupo espanhol marca presença em Portugal com a marca Santander Totta.AFP
Publicado a

O grupo financeiro espanhol Santander teve lucros de 6059 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, mais 16% do que no mesmo período de 2023, anunciou esta quarta-feira o banco.

O Santander, um dos maiores bancos do mundo e dono em Portugal do Santander Totta, atribuiu o resultado no primeiro semestre ao crescimento das receitas, à captação de quatro milhões de novos clientes e ao controlo dos custos.

As receitas do grupo Santander subiram 10%, "para um recorde" de 31 050 milhões de euros entre janeiro e junho, destacou o banco em comunicado.

Quanto aos clientes, aumentaram em especial no Brasil (mais 3,1 milhões) e em Espanha (mais 400 mil).

Os recursos dos clientes (depósitos e fundos de investimento) aumentaram 5% no global na primeira metade do ano, com o Santander a destacar que os depósitos cresceram 2%, em resultado, sobretudo, do "forte crescimento" dos depósitos a prazo (mais 12%).

Os empréstimos totais concedidos pelo grupo cresceram 2%, para 1,03 biliões de euros.

A margem de juros (a diferença entre créditos concedidos e os juros pagos pelo banco) ascendeu a 17.802 milhões de euros, um aumento de 14,5% desta receita em relação ao primeiro semestre de 2023.

"Estes resultados demonstram que estamos a crescer de forma sustentável e rentável graças à nossa escala, diversificação e à execução da transformação", disse a presidente do Banco Santander, Ana Botín, citada num comunicado.

A presidente do Santander acrescentou que apesar do "contexto geopolítico volátil", o Santander espera cumprir todos os objetivos de crescimento deste ano.

O Santander está presente em vários países da Europa e da América e conta com 3,5 milhões de acionistas, 209.500 trabalhadores e 168 milhões de clientes.

No ano passado, teve lucros de 11.076 milhões de euros, um valor recorde e 15% superior ao de 2022.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt