No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, lembramos que, na relação entre seguradoras e clientes, os mediadores são a confiança que fideliza os consumidores..Os relacionamentos sempre estiveram no âmago do negócio de uma seguradora. Existimos para proteger os consumidores perante qualquer eventualidade da vida, por isso, desde sempre que a aproximação e a construção de uma relação sólida e positiva são o core da nossa estratégia de comunicação com o público. Afinal, qualquer relacionamento - seja este entre duas pessoas ou entre marca e consumidor - tem por base o mesmo atributo: a confiança..Se esta aproximação para gerar confiança era já um foco estratégico num contexto de transformação digital - com consumidores cada vez mais exigentes e um mercado cada vez mais competitivo - perante um cenário de crise, como aquele que vivemos devido à pandemia, os bons relacionamentos são mais relevantes do que nunca, podendo mesmo dizer-se que são uma questão de sobrevivência para as empresas..Neste quadro, os mediadores são um pilar no estabelecimento de uma relação de confiança entre seguradoras e consumidores. Afinal, são eles que estão atentos e escutam em permanência o que os clientes procuram, identificando oportunidades e oferecendo-lhes soluções à medida do que necessitam. A Liberty não é exceção e os mediadores continuam a ser um canal chave, que representa 60% do negócio e cresceu 4,1% em 2019. Assim, e como os mediadores são a voz dos nossos clientes, estamos em permanente contacto de forma a poder apoiá-los em todas as situações e a dar-lhes as ferramentas essenciais para poderem oferecer aos clientes aquilo que querem e de que precisam, em cada momento..Criámos o Serviço Telefónico ao Mediador e o portal do mediador, através dos quais os mediadores podem esclarecer todas as questões que tiverem e nós podemos identificar como podemos ser-lhes úteis; neste período da pandemia, em que as limitações de movimentação têm sido um desafio para manter relacionamentos com nossos corretores, criámos e implementámos uma nova ferramenta digital e organizámos Webinars na plataforma virtual Liberty Academy para promovermos novidades e alterações aos nossos produtos, explicarmos a nossa estratégia e mantermos o contacto e o engagement com os nossos brokers; continuamos a apoiar a nossa equipa de vendas, ajudando e apoiando os nossos mediadores ao longo deste período, embora em formato digital; e analisamos mensalmente o índice de satisfação (NPS) dos mediadores com o nosso modelo de relacionamento, um passo fulcral para desenvolver soluções ad hoc adaptadas a cada situação..São estes mecanismos, que no ano passado assumiram uma relevância ainda maior, que possibilitam identificarmos padrões, antevermos comportamentos e tendências e, assim, traçarmos perfis de consumidores, que nos permitem conhecer melhor quem são os nossos clientes e potenciais clientes. Graças a este relacionamento próximo com os mediadores tomamos decisões mais inteligentes e precisas para oferecer a melhor experiência ao cliente, aumentando o seu grau de satisfação e as hipóteses de construir uma relação feliz para a vida toda..Jesús Nuñez, Director Executivo de Vendas e Distribuição da Liberty na Europa