Serra da Estrela por menos de 200 euros

Publicado a

Se não houvesse outros motivos durante o resto do ano, pelo menos com a neve há de certeza motivação acrescida para ir à Serra da Estrela. É disso, aliás, que vivem os hotéis e os restaurantes e lojas do topo.

Para começar, nada como ter a certeza se há neve na Serra. Veja aqui.

Depois, é tudo uma questão de orçamentos.

Low Cost Absoluto - Fim-de-semana em família por menos de 200euro

Fizemos as contas a um fim-de-semana de baixo custo para uma família de

dois adultos e duas crianças e descobrimos que, por 200

euros ou menos, é possível ir ver a neve à Serra. Mais do que num hotel, arrendar casa com cozinha permite acomodar mais pessoas e poupar nas refeições. Há sites onde pode procurar casas na Guarda, na Covilhã ou em Seia e encontrar preços a partir de 40euro por noite.

Não se esqueça de pedir a morada exacta e ver no googlemaps onde se situa exatamente, antes de fazer a reserva! Há anúncios de casas "na Serra da Estrela" a 60km ou mais! Também no Booking.com encontra chalés com cozinha desde 65euro ou um apartamento T1 a partir de 50euro para duas pessoas.

Quanto às refeições, assumindo que sai para passar o fim-de-semana numa sexta-feira à tarde e regressa no domingo à noite, cozinha no local arrendado e prepara antecipadamente os lanches para o caminho, estimamos que, sem restrições de maior, poderá gastar cerca de 30euro durante três dias: cada uma das quatro refeições principais a um custo médio de 5euro, os dois pequenos-almoços por uma média de 2euro e os dois lanches a uma média de 3euro.

Quanto ao meio de transporte, o modo mais económico varia consoante o número de pessoas e o local de origem. Do Porto, por exemplo, o meio mais económico para duas pessoas é o autocarro. Entre o Porto e a Covilhã, a viagem na Rede Expressos demora 3,35 horas e custa 32,60euro (ida e volta) por pessoa. Mas para a família em questão, o autocarro custaria 97,80euro. De automóvel, a viagem não chega a demorar 4 horas e os custos rondam os 40euro, dos quais 9,60euro correspondem a portagens. Ida e volta: 80euro.

Já a partir de Lisboa, o mais económico para a família é mesmo o comboio (103,20euro). Há comboio direto de Santa Apolónia para a Covilhã, a viagem dura cerca de 3,45 horas e o bilhete para adulto fica em 34,40euro (ida e volta). Se for de automóvel, a viagem entre Lisboa e a Serra da Estrela demora pouco mais de 4 horas e custará cerca de 58euro, dos quais 19,10euro em portagens. Ida e volta: 116euro.

Já no que toca a subir à Torre em transportes públicos, só há táxis e a corrida poderá custar 25. Mas se o objetivo é ver neve, não precisará subir tanto e um ou dois km após a saída da Covilhã já poderá «brincar» e fazer um belo passeio a pé.

Deste modo, o fim-de-semana na Serra da Estrela para dois adultos e duas crianças, com duas noites a 40euro, refeições preparadas em casa e uso de automóvel ou transportes públicos custa entre 190euro e 226euro.

Orçamento para um fim-de-semana em famíliaSe não houvesse outros motivos durante o resto do ano, pelo menos com a neve há de certeza motivação acrescida para ir à Serra da Estrela. É disso, aliás, que vivem os hotéis e os restaurantes e lojas do topo.

Para começar, nada como ter a certeza se há neve na Serra. Veja aqui. Depois, é tudo uma questão de orçamentos.

Fim-de-semana em família por menos de 350euro

Fizemos as contas a um fim-de-semana descontraído para uma família de dois adultos e duas crianças, partindo do princípio que se deslocam em automóvel próprio, dormem num hotel com pequeno-almoço incluído e fazem as refeições em restaurante. Saem na sexta-feira à tarde e regressam a casa ao final do dia de domingo.

É na gasolina e nas portagens que grande parte do orçamento da viagem se esgota. Entre Lisboa e a Serra da Estrela, a viagem demora pouco mais de 4 horas e custará cerca de 58euro, dos quais 19,10euro em portagens. Ida e volta: 116euro.

Do Porto à Serra da Estrela, a viagem não chega a demorar 4 horas e os custos rondam os 40euro, dos quais 9,60euro correspondem a portagens. Ida e volta: 80euro.

Quanto a hotéis, há imensas opções ao gosto de cada um. Regra geral, quanto mais perto do topo, mais caros...

Os mais elevados, da Turistrela, vão desde os chalets de montanha a partir de 297euro por noite aos hotéis dos Carqueijais ou Serra da Estrela a 126euro por noite ao fim-de-semana.

A meio caminho, a Pousada da Juventude, nas Penhas da Saúde, poderá estar agradavelmente rodeada de neve, não é excessivamente cara (45euro por noite por quarto duplo com WC, incluindo pequeno-almoço) e basta ter cartão de alberguista (custo 2,5euro) para poder reservar para toda a família.

Na cidade mais próxima, o Hotel Turismo da Covilhã é conhecido pela relação preço-qualidade: quarto duplo a 88euro por noite no fim-de-semana anterior ao Carnaval. Do mesmo grupo, o Covilhã Parque Hotel tem ainda quartos duplos por 50euro.

Outra opção, o TRYP Covilhã Dona Maria Hotel custa 92euro por noite, em duplo, no fim-de-semana referido.

Só falta somar o custo das refeições em restaurante, ou seja, dois almoços (60euro), dois jantares (60euro) e dois lanches (20euro): 140euro. Somadas as viagens, as refeições e o alojamento nas Penhas da Saúde, uma família de dois adultos e duas crianças gastará menos de 350euro num fim-de-semana na Serra da Estrela.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt