Apenas uma em cada seis pessoas sente uma ligação efetiva e humana no local de trabalho, sendo que os profissionais que trabalham presencialmente são os que se sentem menos envolvidos. Estas são conclusões do estudo "Organizational culture: From always connected to omni-connected", da Accenture, que contrariam em parte a ideia de que o trabalho on-site (no local) permite criar relações interpessoais mais fortes do que em regime de teletrabalho..O estudo, que descreve também a forma como as empresas podem fortalecer a cultura corporativa e as relações entre funcionários, revela que 42% dos colaboradores on-site dizem sentir-se "não envolvidos", um sentimento que só é partilhado por 36% dos trabalhadores em regime híbrido e 22% dos que estão 100% em teletrabalho..Mas esta é uma realidade que pode mudar. Como? Oferecendo "experiências omniconectadas", segundo a Accenture. "[O estudo] mostra que as organizações cujos colaboradores beneficiam de experiências omniconectadas podem atingir um crescimento anual de receitas de 7,4%. A omniconexão também cria confiança, com 29% dos colaboradores omniconectados a afirmar que sentem mais probabilidade de sentir um nível mais profundo de confiança na sua organização. Além disso, estar omniconectado é responsável por 59% da intenção de um profissional de permanecer na empresa, e mais de 90% das pessoas omniconectadas dizem que podem ser produtivas em qualquer lugar", explica a empresa em comunicado..Assim, a estrutura corporativa e as relações interpessoais podem ser fortalecidas com estas experiências que ajudam a responder tanto às necessidades do negócio como às dos colaboradores, independentemente do regime de trabalho (presencial ou virtual)..A chief leadership and human resources officer da Accenture, Ellyn Shook, revela que "ao criar experiências omniconectadas, os líderes colocam os relacionamentos em primeiro lugar e correspondem às diferentes prioridades para que cada pessoa possa trabalhar para atingir todo o seu potencial da forma que funciona para si - o que reforça a confiança e impulsiona os resultados de negócio"..Contudo, apenas 17% dos entrevistados sentiram que estavam a beneficiar de uma experiência omniconectada no trabalho..Um estudo anterior, o "Net Better Off", também da consultora, refere que as organizações devem ter em atenção as necessidades humanas fundamentais. E avançam quatro formas que podem ajudar a desbloquear valor, para ambos, colaboradores e empresa, através de experiências omniconectadas:.Liderar de forma empática.Liderar de forma empática e comunicar com regularidade com os trabalhadores pode ajudar a reforçar a confiança da equipa..Cultivo da cultura empresarial.As pessoas que veem uma ligação entre o trabalho e a empresa estão mais envolvidas e realizadas. Os líderes podem reforçar essa ligação mostrando como as diferentes ideias e experiências são importantes para o sucesso da organização a longo prazo e criando um ambiente onde o bem-estar geral das pessoas é tido em conta..Promover uma organização ágil.As experiências omniconectadas ajudam as pessoas a serem produtivas a partir de qualquer lugar. Os líderes devem redefinir a noção de flexibilidade, criando estruturas ágeis e adaptáveis às necessidades.Pessoas e tecnologia.Capacitar as pessoas para que experimentem e explorem tecnologias como, por exemplo, o metaverso, é importante nesta era digital. E dar-lhes autonomia.."Os líderes estão focados em aceder, criar e desbloquear todo o potencial dos seus colaboradores e estão a perceber que esta é uma oportunidade para reavaliar as suas culturas e formas de trabalho", afirma a global lead for Talent & Organization da Accenture, Christie Smith.