O Solinca Dragão está prestes a inaugurar uma área superior a 400 metros quadrados dedicada ao treino de força, uma aposta que implicou um investimento da ordem do meio milhão de euros, revelou Daniel Vieira, head of Sales & Operations da marca de fitness da Sonae Capital. O ginásio, que abriu portas há quase 20 anos no Estádio do Dragão, no Porto, quer acompanhar as principais tendências de mercado no que toca a preferências de treino e equipamentos..A nova zona de treino de força será “uma das maiores do país”. Segundo Daniel Vieira, os sócios vão dispor das “máquinas mais icónicas deste tipo de treino, como a Plate Tree”, mas também aparelhos de última geração como o Glute Trainer Plate Loaded, Perfect Squat, 45 degree Leg Press, Hack Squat e Squat Lunge Machine. Em paralelo, a área disponibiliza halteres até 70 quilos e 4500 quilos em discos, e toda a linha de equipamentos de força livre da Matrix e as máquinas Plate Loaded..Os sócios “têm tudo o que precisam para um treino de força completo, podendo trabalhar todos os grupos musculares com equipamentos topo de gama que os ajudam a atingir os seus objetivos”, sublinha o responsável. Este investimento é uma resposta às tendências de mercado, mas também à estratégia da marca de proporcionar uma boa experiência de treino através dos mais recentes equipamentos, diz..O Solinca Dragão, um dos maiores ginásios da rede, tem também vários estúdios para aulas de grupo, incluindo modalidades Les Mills, quatro piscinas - uma de 25 metros, outra de 16 metros, uma para aprendizagem (com profundidade de 90 centímetros) e um circuito termal com sauna, banho turco e jacuzzi. Para Daniel Vieira, “a nova zona de treino de força livre, bem como o estúdio de RPM renovado e as restantes melhorias no ginásio, irão permitir captar novos sócios” e “premiar os atuais”..A SC Fitness, subsidiária da Sonae Capital para o negócio dos ginásios, está também a realizar (ou irá avançar até ao final do ano) intervenções nos Solinca de Oeiras, Linda-a-Velha, Lagoas, Alfragide e Almada. As requalificações pretendem responder às necessidades específicas de cada espaço. Como adianta o responsável, “alguns terão intervenção na zona de treino para aumento da área de força, outros terão melhorias nas zonas de Personal Training, e outros na zona da piscina”. O ponto comum “é a nossa aposta na melhoria das condições de treino e experiência dos sócios”, frisa..Aposta na República Checa.Atualmente, a líder da indústria do fitness em Portugal detém 58 ginásios, 35 da marca Solinca e 23 Element, marca para o segmento low-cost. Este ano, entre aberturas e aquisições, adicionou mais 14 ginásios em Portugal, cinco Solinca e nove Element. É com esta última insígnia que a empresa portuguesa prepara a sua entrada na República Checa, com a abertura de quatro ginásios até ao final do ano. Esta é a segunda vez que a empresa internacionaliza o negócio. Espanha foi o primeiro mercado externo, mas acabou por ser abandonado. .A SC Fitness fechou 2023 a registar um crescimento de 23% no volume de negócios e de 14% nos sócios ativos. Segundo adiantou recentemente Bernardo Novo, CEO da SC Fitness, ao Dinheiro Vivo, a faturação registada no ano passado aproximou-se dos 50 milhões de euros, o que permitiu reforçar a liderança no mercado português.