Christian Teixeira vai assumir o cargo de diretor do centro de produção de Mangualde da Stellantis, foi esta quarta-feira anunciado pelo grupo automóvel liderado pelo português Carlos Tavares. Teixeira assume funções a 1 de outubro, substituindo José Luís Alonso Mosquera, que iniciará novas funções no grupo Stellantis, como diretor da fábrica de Saragoça, em Espanha.
"Christian Teixeira tem 48 anos, é francês e lusodescendente", destaca o grupo automóvel em comunicado. O gestor é licenciado em engenharia pela Escola Nacional de Engenheiros da Universidade de Mulhouse, em França, estando nos quadros da companhia desde 2000 (ainda no tempo da antiga PSA).
Antes de assumir a liderança da unidade de Mangualde, Teixeira era o responsável pelo projeto industrial da Stellantis na unidade de Sochaux, em França, desde 2018. Antes, assumira "diferentes responsabilidades na área da indústria nas fábricas de mecânica e nas unidades de produção automóvel do grupo".
A partir do dia 1 de outubro, Christian Teixeira passará a trabalhar em Mangualde e a reportar o trabalho desenvolvido diretamente a Juan Munoz Codina, responsável pelo Cluster LCV (veículos comerciais ligeiros), entidade onde está integrada a unidade de produção de Mangualde, juntamente com outras fábricas europeias.
A Stellantis é liderada pelo português Carlos Tavares, que em junho anunciou a produção do novo modelo Fiat (Fiat Doblò) na unidade de Mangualde. Formalmente criada em janeiro de 2021 após a fusão das operações da Fiat-Chrysler com o grupo PSA, a Stellantis apresenta-se como um dos maiores fabricantes automóveis do mundo.
Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall são algumas das marcas controladas pela Stellantis.