Superbrands Reputação e relevância premeiam marcas corporate

Além da seleção habitual das marcas de excelência e que ficam na memória do consumidor, a Superbrands distinguiu este ano sete que atuam no segmento empresarial.
Publicado a

Da tecnologia à certificação, passando pela área financeira ou pela formação, as áreas de atividade das sete marcas que, este ano, receberam o estatuto de Marcas de Excelência Superbrands Corporate são tão diversas como a sua dimensão e estratégia. No entanto, em comum têm uma reputação e relevância que as faz sobressair entre tantas outras que atuam no mercado nacional, e o facto de fazerem parte do primeiro grupo de Superbrands B2B, eleitas pela primeira vez este ano. A entrega da distinção aconteceu esta semana, durante a Gala Superbrands, que decorreu no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária, onde também foram apresentadas as restantes 24 Superbrands, escolhidas, de forma espontânea, pelos consumidores.

Para Pedro Diogo Vaz, partner da Superbrands Portugal, a escolha destas marcas empresariais visa demonstrar que existe uma preocupação e um trabalho relevante, por parte de várias empresas, com vista a distinguirem a sua atuação das demais. O objetivo é, diz o responsável, "exatamente o mesmo: distinguir as Marcas de Excelência em Portugal, dentro do universo Business to Business". A escolha, neste caso, foi feita por profissionais de procurement, que referenciam espontaneamente marcas que consideram relevantes na perspetiva de negócio.

No entanto, e como revela ao Dinheiro Vivo Rogério Canhoto, chief business officer da PHC Software, esta distinção acarreta também uma grande responsabilidade "para continuarmos a trabalhar e a fazer o que melhor sabemos: software de gestão que faz a diferença em mais de 35 mil empresas em mais de 25 países".

Já Pedro Matias, presidente do ISQ, destaca o facto de uma distinção destas colocar a instituição num patamar que muitas vezes estava reservado apenas a marcas de renome internacional. "Para nós é o reconhecimento de muito trabalho nos últimos anos, e um orgulho fazer parte deste grupo que reconhece o trabalho desenvolvido pelos colaboradores do Grupo ISQ, estando ao lado de grandes players nacionais e internacionais". O ISQ atua em várias áreas de atividade, da aeronáutica à saúde, disponibilizando soluções integradas de engenharia, inspeção, ensaios, I&D, formação e inovação, e trabalha em conjunto com parceiros nacionais e internacionais como, por exemplo, a ESA (Agência Espacial Europeia), o ESO (Observatório Europeu do Sul) e o CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear).

De entre as 24 Superbrands eleitas pelos consumidores, a EDP é a única que marca presença neste grupo em todas as 17 edições realizadas em Portugal. Para a empresa, as distinções anuais, que a colocam neste grupo privilegiado de empresas, resultam da adaptação estratégica que tem feito ao longo dos anos. "Lançámos uma narrativa de marca que traduz o sentido de urgência para fazermos frente às alterações climáticas, preservarmos o ambiente, promovendo o acesso à energia de forma inclusiva", diz ao Dinheiro Vivo fonte do departamento de comunicação da energética. A mesma fonte acredita que a antecipação e a adaptação às exigências do setor e às necessidades dos clientes explica a contínua presença no top of mind dos consumidores.

Outro exemplo, com várias marcas repetentes no universo Altice - Altice Portugal, Meo e SAPO - o grupo de telecomunicações congratula-se com a confiança do consumidor que, ano após ano, as suas marcas conquistam. Para a marca SAPO este é já o nono galardão, enquanto para a Meo, a distinção acontece pela quinta vez. Mais recente nesta lista, a marca Altice Portugal recebe agora o terceiro reconhecimento consecutivo. De acordo com fonte do grupo, a empresa congratula-se pelo trabalho feito pelas três marcas que, nos seus diferentes segmentos de atuação, têm vindo a marcar a vida dos portugueses.

A 17ª edição da Gala Superbrands distinguiu ainda este ano, e pela primeira vez, quatro Personalidades de Excelência em áreas como o Desporto, o Jornalismo, o Humor e os Influencers, votada pelo público a partir de um grupo de nomeados. Os vencedores foram, respetivamente, Patrícia Mamona, Clara de Sousa, Ricardo Araújo Pereira e Madalena Abecassis. Como prémio surpresa da noite foi atribuída uma distinção a Júlio Isidro, o apresentador que recebeu em palco todos os outros vencedores.




Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt