Os trabalhadores da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas convocaram hoje uma greve para o dia 25 de novembro, depois da apresentação de um despedimento coletivo que vai afetar 48 trabalhadores.
Num comunicado emitido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB), os trabalhadores e a organização sindical repudiam a atitude da empresa "que em nada se justifica, pois continuará a existir a necessidade destes postos de trabalho".
"Esta é uma posição que visa apenas aumentar os lucros da empresa e não demonstra qualquer preocupação social com a subsistência das 48 famílias envolvidas", acrescenta o SINTAB.
O sindicato aponta que estes postos de trabalho "provavelmente serão passados a empresas de "outsourcing"".
Além da greve, os trabalhadores da empresa marcaram também uma concentração em protesto, para o mesmo dia, em frente à empresa, em Vialonga, Vila Franca de Xira.
O SINTAB refere que vai continuar a acompanhar, "quer coletivamente, quer individualmente, estes trabalhadores e a estudar a possibilidade de impugnação destes despedimentos".
Contactada, a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas não quis fazer quaisquer comentários.