A Treze teve um início atribulado, cheio de pausas e novos desafios pelo caminho. A ideia surgiu há quatro anos, mas só há um é que ganhou forma. A criadora da ideia e da marca é Sofia Neves, de 34 anos, nascida e criada em Fátima. A empresa quer modernizar as figuras religiosas, dando-lhes uma nova imagem com um toque de design, transformando-as em elementos decorativos que agradam até quem não é religioso.
Em tons pastel de rosa, azul, verde e cinza, a grande diferença das imagens produzidas pela Treze é que não são pintadas. Feitas de pó de pedra, a coloração acontece nesse pó, antes de se dar forma a Nossa Senhora de Fátima, Santo António ou São Miguel Arcanjo. O resultado são figuras cheias de pormenores, coloridas e elegantes. Uma figura de 30 centímetros custa 35,82 , a de 20 cm 17,35 € e a de 10 cm fica por 11,01 €.
Os pais de Sofia, donos de uma fábrica de figuras religiosas tradicionais, queriam que a filha tomasse conta do negócio de família quando a altura chegasse. Mas, como qualquer jovem, Sofia tinha outros objetivos.
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(Ricardo Graça/Global Imagens)[/caption]
Com apenas 15 anos, deixou bem claro que não era aquilo que queria para ela. “Não me identificava muito com aquilo que os meus pais faziam”, refere. Depois de terminar o secundário, fez uma formação em fotografia, área em que trabalhou vários anos, e foi tendo outros empregos, mais para não estar parada do que por paixão.
Depois de um longo período de desemprego, decidiu voltar a casa e à fábrica. Cheia de ideias, queria tentar mudar algumas coisas. “Dar uma lufada de ar fresco ao negócio da família, poder identificar-me mais com ele.”
Mas nesse momento foi chamada para um emprego para o qual tinha concorrido e o projeto, que ainda não tinha nome, voltou a ficar em standby. Só que a satisfação profissional que procurava não aparecia. “Arrisquei, larguei tudo e voltei para casa e para a fábrica”, diz.
Nascia assim a Treze, cujo nome não vem da data da primeira aparição de Fátima, mas sim da caixa do correio da empresa dos pais. “Só nos surgiam nomes em inglês e não queríamos porque vendemos um produto 100% português. Um dia, estava na rua à espera da minha mãe, quando olhei para a caixa de correio da empresa e vi que era o número 13. Achei que era perfeito, até pela ligação a Fátima.”
Toda a imagem da Treze, as fotografias no site, bem como a gestão das redes sociais (Facebook e Instagram) são da responsabilidade de Sofia. É ela que alimenta e cultiva o lado moderno do negócio. Além das figuras religiosas, no site pode comprar almofadas com frases de cariz religiosos, inclusive a famosa Anjo da Guarda, com uma ilustração de Rita Correia, uma das parcerias que Sofia conseguiu. Há lenços, individuais, pequenas coroas para a Nossa Senhora e quadros. Todos respeitando os valores cristãos, mas com um toque mais moderno e elegante. Aqui não há Nossa Senhora que brilha no escuro nem Santo António que adivinha o estado do tempo ao mudar de cor.
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(Ricardo Graça/Global Imagens)[/caption]
“As cores foram selecionadas ao acaso, mas acabaram por coincidir com a cor do logótipo da marca. Foi uma coincidência muito engraçada”, explica Sofia. O grande mestre das cores é o pai de Sofia, que, neste momento, está a transmitir à filha todo o know-how, para que ela possa fazê-lo sozinha.
Com um investimento pessoal de cinco mil euros, a Treze está quase a atingir o break even com seis clientes fixos, que compram as figuras para as revender em lojas, e cerca de 30 clientes individuais que já encomendaram no site.
Mas, apesar das muitas ideias de Sofia, o negócio avança com cautela: “Não quero dar um passo maior do que a perna. Devagarinho vai-se conquistando terreno, até porque é uma área ainda muito conservadora, tenho de avançar com cuidado para não ofender ninguém”, garante.
“Às vezes é como se estivesse sozinha, porque apesar da ajuda e do apoio a 100% dos meus pais, eles continuam com o seu negócio de figuras tradicionais ao qual têm de dar resposta. A Treze é a minha marca e eu faço tudo”, desabafa.
No Instagram, além de fotografar os produtos de forma mais artística e apelativa, Sofia mostra etapas do processo de fabrico, junta frases inspiradoras e mostra como é a tradição em Fátima e arredores. Para a seguir e ver um pouco do trabalho desta empreendedora solitária, basta procurar por @trezeinsta.