TVI mantém liderança das audiências em maio

Análise de audiências de TV da agência de meios UM, que integra o grupo Mediabrands, em parceria com o Dinheiro Vivo.
José Eduardo Moniz e Cristina Ferreira. Foto: Nuno Pinto Fernandes
José Eduardo Moniz e Cristina Ferreira. Foto: Nuno Pinto Fernandes
Publicado a

A análise de audiência de TV da agência de meios UM, que integra o grupo Mediabrands, revela que em maio, o consumo televisivo em Portugal registou um crescimento de +1% face a abril de 2024. Entre os canais FTA, a TVI com um share de 16.0% (+0.6p.p. vs. abril 2024) reforça a liderança atingindo o valor mais elevado até ao momento. Pelo segundo mês consecutivo, após em março terem registado o share mais elevado desde que há registo, em maio a tipologia dos “Outros” voltam a verificar uma diminuição (-0.9p.p. vs. abril 2024). Em sentido contrário, a tipologia do PAY TV volta a verificar um novo crescimento (+0.2p.p. vs. abril) atingindo assim o valor mais elevado deste ano.

Quanto ao ranking de canais, a TVI com um share de 16.0% (+0.6p.p. vs. abril 2024), manteve a 1ª posição, seguida da SIC com um share de 14.1% (-0.1p.p. vs. abril 2024). Apesar de ter transmitido o programa mais visto do mês, a final da Taça de Portugal Placard, a RTP1 surge na 3ª posição, com um share de 10.6% (+0.3p.p. vs. abril 2024).

No mês de abril, o PAY TV registou um crescimento de +0.2p.p. vs. abril de 2024, com a CMTV (+0.6p.p. vs. maio) a ser o canal que registou maior aumento, reforçando assim a 1ª posição como o canal do cabo preferido dos portugueses. O acompanhamento ao segundo dos últimos jogos do campeonato nacional de futebol prenderam os telespetadores ao canal. Para além da CMTV, destaque para os canais STAR Channel, Globo, SIC Mulher, Canal 11, STAR Crime e TV Record, tendo todos eles verificado um crescimento de +0.1p.p. vs. abril.

Em maio, o top3 de programas mais vistos voltou a ser novamente composto por jogos de futebol. A final da Taça de Portugal Placard entre o Porto e o Sporting, transmitida pela RTP1 foi o programa mais visto de mês e o mais visto do ano até ao momento. A final alcançou uma audiência média de 2 milhões e 144 mil telespetadores e um share de 49.0%. O pós-match, com as entrevistas aos protagonistas e entrega da taça ficou na 2ª posição com uma audiência de 1 milhão 719 mil telespetadores e um share de 34.3%. A completar o pódio, surgem os jogos das meias-finais da Liga dos Campeões, transmitidos pela TVI. O Real Madrid x Bayern Munich e o Dortmund x PSG registaram uma audiência média de 1 milhão e 208 mil telespetadores, o que representou um share de 24.9%. Se retirarmos os jogos de futebol, podemos verifica que o Big Brother ocupa as primeiras três posições com o programa “Big Brother – O Duelo” a ser o mais visto.

No que toca às audiências por período horário, no mês de maio, a SIC mantem a liderança durante o período do almoço com um share de 21.1%. A TVI mantem a liderança no 2º prime-time (22h30-24h00) e no late night (00h-02h30) com um share de 17.8% e 17.2%, respetivamente. Depois de no mês passado ter subido à liderança nos períodos da manhã e do pré-prime, a TVI consegue manter a liderança nestes dois períodos.

Em maio, a TVI sobe à liderança durante o período do 1º prime-time (20h-22h30) com um share de 17.9% vs. os 16.1% da SIC. Com esta subida TVI lidera agora em praticamente todos os períodos com exceção do período do almoço que perde para a SIC.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt