Uber lança serviço de partilha de viagens que promete poupança de até 30% na tarifa

Utilizadores desconhecidos passam a poder deslocar-se na mesma direção, a um preço mais reduzido. Operadora diz tratar-se de uma solução "mais acessível para os clientes e igualmente rentável para os motoristas".
O diretor-geral da Uber em Portugal, Francisco Vilaça. FOTO: Rita Chantre/Global Imagens
O diretor-geral da Uber em Portugal, Francisco Vilaça. FOTO: Rita Chantre/Global Imagens
Publicado a

A Uber anunciou esta quarta-feira o lançamento do Uber X Share em Portugal, uma funcionalidade que permite aos utilizadores partilharem viagens com rumo ao mesmo destino, beneficiando de uma poupança de até 30% na tarifa.

Em causa está uma solução “mais acessível para os utilizadores e igualmente rentável para os motoristas”, que possibilita que desconhecidos se desloquem na mesma direção a um preço mais reduzido, segundo o diretor-geral da empresa, Francisco Vilaça, durante o evento de apresentação do serviço, em Lisboa. 

Na prática, esta modalidade “mais ecológica” coloca um maior número de pessoas - até três - no mesmo carro, “promovendo não só o descongestionamento das cidades, mas também, junto com a eletrificação, a redução de emissões de carbono”. 

“Trazer uma solução como o Uber X Share é um investimento em tecnologia, que traz mais procura e consequentemente mais rendimento [para os profissionais]. Dessa forma conseguimos gerar mais benefício para os envolvidos na atividade”, acrescentou o responsável.

Do lado dos motoristas, a vantagem facilmente consegue ser explicada: “Encadear utilizadores faz com que a viagem seja mais longa e sempre remunerada no seu trajeto. Pelo acrescentar de clientes, existe um ajuste na tarifa e todo o deslocamento extra [que não pode exceder os oito minutos] é sempre pago.”

Diferente das viagens em grupo, que servem para “juntar e coordenar os trajetos de pessoas que se conhecem e que tipicamente vão para o mesmo local, partindo de pontos diferentes”, a nova funcionalidade cobre, assim, “todas as necessidades de deslocação individual”, assegurou Vilaça.

Em Portugal desde julho de 2014, a Uber afirma já ter realizado mais de 200 milhões de viagens, em 195 cidades, através de 12 milhões de utilizadores passageiros que utilizaram os seus serviços em território nacional - cujas nacionalidades se distribuem por 157 países. 

Os números divulgados hoje pela operadora apontam ainda que, ao longo desta década, 70 mil motoristas já utilizaram a app e que, a título de curiosidade, o maior cliente em território nacional efetuou nove mil viagens. Deslocações para o trabalho, aeroporto e restaurantes e bares configuram os principais pedidos.

Além da recém-estreada Uber X Share, a empresa conta com 13 soluções de mobilidade no país, entre as quais a Uber Green - Lisboa foi a cidade escolhida para o lançamento mundial, em 2016 -, a Lime (trotinetes e bicicletas elétricas), Uber Pet, aluguer de automóvel e encomendas. Ao nível da segurança, mais de 20 ferramentas foram lançadas desde então.

Na ótica da sustentabilidade, a operadora diz ter investido em Portugal cerca de 1,5 milhões de euros em mobilidade verde, tendo como objetivo duplicar esse montante nos próximos anos. Até 2030, tem como meta alcançar emissões zero na totalidade dos quilómetros.

O Centro de Excelência da Uber em Lisboa, inaugurado em 2021, é o maior da Europa e implicou um investimento de 91 milhões de euros. Atualmente, emprega cerca de 400 pessoas, que prestam apoio a 12 países em sete línguas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt